Chapecó passa a contar com mais profissionais capacitados para atuar em competições automobilísticas. Cinquenta e duas pessoas participaram de um curso de formação para oficiais de sinalização, conhecidos no esporte como “bandeirinhas”, os oficiais de pista, função considerada essencial para a segurança durante as provas.
Continua depois da publicidade
A capacitação reuniu homens e mulheres da região Oeste de Santa Catarina e também de municípios gaúchos, como Erechim. Com a certificação, os participantes estão habilitados para trabalhar em qualquer autódromo do país, inclusive na pista de Chapecó, que deve receber, ainda neste semestre, as primeiras competições na primeira pista asfaltada de automobilismo de Santa Catarina.
A formação foi promovida pela Comissão Nacional de Voluntários, da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), com patrocínio da IMR – International Motorsport Rescue. O curso contou ainda com o apoio do Automóvel Clube Chapecó e da Prefeitura de Chapecó.
Continua depois da publicidade
Coordenador da IMR na região Sul e um dos instrutores da capacitação, Jones Schacker explica que a iniciativa surgiu para suprir a demanda por profissionais qualificados no município e na região.
Continua depois da publicidade
— Em parceria com a CBA, buscamos formar uma equipe apta a atuar em qualquer circuito do Brasil. Com a chegada das competições em Chapecó, era importante preparar esses profissionais — destaca.
A programação ocorreu no último sábado (18) e foi dividida em duas etapas. Pela manhã, os participantes acompanharam aulas teóricas em um espaço da Secretaria Municipal da Agricultura, no antigo Mercado Público. À tarde, o grupo foi até o autódromo para atividades práticas, com simulações de atuação nos postos de sinalização e treinamento sobre procedimentos durante as provas.
Continua depois da publicidade
Entre os principais conteúdos abordados estiveram o uso correto das bandeiras, o significado de cada cor, a comunicação com a direção de prova e os protocolos de segurança.
Segundo Schacker, a atuação dos oficiais de sinalização é decisiva para evitar acidentes nas pistas.
— Durante uma corrida, o piloto está concentrado na prova e a principal forma de comunicação imediata é por meio das bandeiras. É esse trabalho que garante informações rápidas sobre riscos e ajuda a preservar a segurança de todos — afirma.
Continua depois da publicidade
A organização também estuda oferecer, futuramente, um novo curso voltado ao resgate e atendimento em acidentes durante competições automobilísticas.
Autódromo de Chapecó terá certificação nível F1
As obras do Autódromo Internacional de Chapecó estão na etapa final e a expectativa é de que o empreendimento seja concluído entre os meses de agosto e setembro. Localizado na Linha Cachoeira, a cerca de 20 quilômetros do Centro de Chapecó, o complexo recebeu investimentos que somam mais de de R$ 100 milhões, provenientes de recursos públicos e privados
Continua depois da publicidade
O presidente do Automóvel Clube Chapecó, Valdir Moratelli, destacou que a estrutura foi projetada para receber provas das principais categorias do automobilismo e da motovelocidade da América do Sul.
Segundo ele, o autódromo buscará homologações da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Internacional de Automobilismo (FIA) — a mesma que organiza a Fórmula 1, entre outras competições —, Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), habilitando o espaço para eventos regionais, nacionais e internacionais.
Continua depois da publicidade
O circuito também já possui nome oficial. Conforme lei municipal, o espaço será denominado Autódromo Internacional Márcio Vaccaro, em homenagem ao empresário chapecoense que faleceu em um grave acidente na Argentina.







