Rodrigo Valmoci Bento, de 37 anos, sobreviveu a um naufrágio ao ficar mais de 19 horas agarrado a uma porte de geladeira no mar de São Francisco do Sul, no Norte catarinense. O objeto, segundo o Corpo de Bombeiros Militar, veio da própria embarcação que afundou na segunda-feira (12). Rodrigo e seu pai foram encontrados nesta terça-feira (13). O homem de 58 anos não resistiu ao acidente.

Continua depois da publicidade

Como porta de geladeira ajudou homem a ficar vivo

O tenente Jean Abilio Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, revela que a embarcação naufragada era equipada para viagens longas. O filho e o pai, por exemplo, saíram de Penha para pescar camarão no dia 9 de janeiro, na última sexta-feira. Eles eram conhecidos pela experiência na área.

Veja fotos das buscas em São Francisco do Sul

Por volta das 16h30min de segunda, porém, aconteceu o naufrágio da embarcação, ainda por motivos desconhecidos, nas proximidades do Arquipélago dos Tamboretes, em São Francisco do Sul. As buscas iniciaram às 10h de terça-feira (13), quando um pescador comunicou os bombeiros de que havia encontrado o barco Santa Luzia 3 no mar.

Cerca de uma hora depois, Rodrigo Valmoci Bento foi encontrado com vida agarrado a uma porta de geladeira. Ele estava a quatro quilômetros da orla da praia do Ervino.

— Ao que tudo indica, realmente era um objeto que existia na própria embarcação e que, felizmente, foi utilizado como material de resgate — revela o tenente Jean Abilio Silva.

Continua depois da publicidade

Rodrigo ficou mais de 19 horas perdido no mar até ser resgatado com o auxílio do helicóptero Águia 01 da Polícia Militar. Ele estava bastante desidratado e cansado, por isso foi prontamente levado ao Hospital Municipal Nossa Senhora da Graça.

Pai não resistiu

Valmoci Vicente Bento, de 58 anos, pai de Rodrigo, foi encontrado já sem vida a nove quilômetros da orla da praia do Ervino. Cerca de um quilômetro à frente estava a embarcação naufragada.

O corpo do pai foi localizado por volta das 14h. O velório e sepultamento de Valmoci, conhecido como Ci em Penha, foi realizado nesta quarta-feira (14).

Mega operação de buscas

Cerca de 20 profissionais participaram das buscas à famílias, entre bombeiros, policiais militares e profissionais da Marinha do Brasil. Com o helicóptero, cinco embarcações e uma moto aquática, a mega operação cobriu, aproximadamente, 100 quilômetros quadrados de área onde as vítimas poderiam estar, na região do arquipélago de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Orientações do CBMSC

O tenente Jean ainda revela que pai e filho estavam em uma região onde é comum a passagem de pescadores. Devido à familiaridade com o mar, porém, alguns profissionais podem acabar se expondo a riscos.

— O uso de colete salva-vidas ao sair ao mar é extremamente importante. Se esses dois pescadores tivessem usando o colete, eles estariam em condições de ser resgatados. A gente sabe que executar o trabalho de pesca vestindo um colete não é muito prático. Mas, talvez, assim que possível já colocar o colete novamente. Sempre optar pela cautela — afirma.

O tenente ainda orienta os pescadores a sempre checaram a previsão do tempo antes de saírem ao mar.

*Com informações de Walter Quevedo, NSC TV.