Fones de ouvidos, esmaltes e pasta de dentes estão entre os itens curiosos mais esquecidos por alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Diante do grande volume de materiais não retirados, a instituição deu início em 2024 a um processo de doação para entidades sociais.
Continua depois da publicidade
Segundo a instituição, escova de dente, espelhos, bolsa, nécessaire, e documentos pessoais, além de roupas como moletons e lenços, também costumam ser encontrados com frequência na universidade.
Carla Roczanski, responsável pelo setor de Patrimônio da Udesc Esag, é quem executa o processo de doação dos itens esquecidos ou não resgatados dentro do prazo estabelecido. Segundo ela, muitos objetos permanecem por meses no setor sem que os donos apareçam para buscá-los.
Já objetos de maior valor, como notebooks, costumam ser procurados rapidamente pelos proprietários.
Objetos esquecidos são doados para instituições
No ano passado, os itens esquecidos pelos alunos da universidade foram destinados a diferentes instituições. A Associação de Voluntários do Cepon (Avoc Cepon) recebeu garrafas, roupas como calças, casacos, moletons e camisetas, além de bonés e lenços no final do ano passado. Segundo a Udesc, esses materiais serão vendidos em bazar da entidade, e o valor arrecadado será utilizado para a compra de alimentos e roupas para pacientes atendidos pela entidade.
Continua depois da publicidade
Outra instituição beneficiada foi a Escola Estadual Jurema Cavalazzi, localizada no bairro Saco dos Limões, que recebeu estojos e materiais escolares, como canetas, borrachas e canetinhas. A entrega dos itens às entidades ocorreu no último dia antes do recesso, em 19 de dezembro.
O setor orienta que os alunos identifiquem os itens pessoais para facilitar a devolução em caso de perda.

