Previsto para ser lançado ainda em 2025, o primeiro bairro inteligente de Tijucas, na Grande Florianópolis, promete uma experiência imobiliária inovadora, capaz de unir moradia, trabalho, comércio, serviços, convívio e lazer em um espaço integrado.
Continua depois da publicidade
O Rio Parque terá 460 mil metros quadrados e será construído entre dois rios Tijucas e Oliveira. A cidade tem como um dos diferenciais a localização, por estar situada em uma área definida por especialistas de fronteira de valorização imobiliária, ao lado de Itapema e Balneário Camboriú, onde estão alguns dos metros quadrados mais caros do país.
Veja fotos do local e do projeto
O conceito faz parte da chamada terceira geração de bairros planejados e é considerado tendência em todo o mundo. A empresa responsável pela construção, a Novo Ambiente, prevê o lançamento em duas fases.
Confira abaixo algumas das atrações que prometem ser diferenciais do Rio Parque:
Continua depois da publicidade
Bairro híbrido
Será possível morar, trabalhar, fazer compras e ter opções de convívio e lazer em meio à natureza. A proposta é oferecer um ecossistema integrado, com infraestrutura inteligente e soluções sustentáveis. A proximidade dos serviços também permite mudanças de hábitos com maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A aposta principal é em um comércio local forte.
— Ele gera encontros, ativa a rua e traz centralidade. É isso que transforma um loteamento em um bairro de verdade, vibrante e humano — afirma Nara Schütz, especialista em placemaking e varejo para bairros planejados que já atuou em projetos como Passeio Pedra Branca e Viva Park.
Infraestrutura avançada
Outro atrativo do bairro planejado deve estar na infraestrutura. O espaço vai contar com cabeamento subterrâneo, sistema de drenagem moderno, ruas arborizadas e até marina, o que promete oferecer condições diferenciadas de moradia.
Parque linear
Uma das principais atrações do bairro será um parque linear de dois quilômetros, aberto ao público e construído às margens do rio. A expectativa é de que o espaço permita momentos de convívio, lazer e relacionamento dos moradores com o rio.
Continua depois da publicidade
Valorização dos imóveis
Por se tratar de um bairro planejado, o Rio Parque deve permitir aos moradores benefícios comuns deste tipo de opção de urbanismo. Um deles é a valorização dos imóveis. No Brasil, estudos apontam ganhos médios expressivos em cidades que adotam esse modelo. No caso de Tijucas, os bairros planejados chegam a registrar até 30% de valorização anual.
Leia também
Como funciona o primeiro bairro inteligente de cidade entre potências imobiliárias de SC
Atriz catarinense é homenageada na calçada da fama da Globo: “Maior presente”






