A Camerata Florianópolis se apresenta no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) neste domingo (6), às 19h, com o concerto “Música Erudita Brasileira”. O espetáculo traz um repertório com composições de Heitor Villa-Lobos, Antônio Carlos Gomes, Pablo de Mello Heredia e Alberto Heller. Os ingressos para estão à venda no site da Blueticket e na sede da Camerata.
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Com regência do maestro Jeferson Della Rocca, a atração reúne diferentes momentos e estilos da música de concerto nacional.
Para o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, o alemão Johann Sebastian Bach representava um ideal universal — uma espécie de bússola musical capaz de sintetizar as riquezas sonoras de todos os povos. As nove Bachianas Brasileiras que compôs são resultado de um diálogo artístico com o legado do mestre barroco.
Conheça as músicas
O Prelúdio da Bachiana nº 4, que inicia o programa, é marcado por um caráter comovente: um tema de aparência simples conduz o ouvinte por uma experiência que transcende tempo e consciência.
Já o célebre Trenzinho do Caipira, pertencente à Bachiana nº 2, recria a viagem de um trem pelo interior do Brasil, mostrando um retrato sonoro das paisagens e da cultura popular do país.
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A obra “Suíte Afro-Brasileira”, do compositor brasileiro Pablo de Mello Heredia, é formada por oito peças baseadas em cantos populares de matriz africana. As melodias originais são preservadas integralmente em cada movimento, o que permite um reconhecimento imediato por parte do público. A obra se move com naturalidade entre o universo erudito e o popular, celebrando a riqueza da herança afro-brasileira.
O Adagio para Cordas, composto por Alberto Heller em 2000 e estreado pela própria Camerata Florianópolis, também integra o repertório. A obra já integrou a trilha sonora de um longa-metragem da cineasta Tania Lamarca e está registrada no álbum “Santa Catarina”, da orquestra.
A Sonata para Cordas, de Antônio Carlos Gomes, fecha o programa. Reconhecido como o maior compositor brasileiro do século XIX, Gomes é amplamente lembrado por sua produção operística, que o levou a alcançar reconhecimento internacional. No entanto, sua contribuição para a música de câmara também merece destaque.
Um exemplo expressivo é a Sonata para Cordas, sua última obra, escrita em 1894 a pedido de seu irmão. Popularmente conhecida como Burrico de Pau — em referência ao brinquedo típico da infância brasileira —, a peça é dividida em quatro movimentos e se destaca pela leveza melódica que remete ao universo infantil. Estruturada como uma serenata, nos moldes de compositores como Volkmann, Tchaikovsky e Puccini, a sonata flui com clareza formal, seguindo os princípios da forma sonata clássica.
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O movimento final, que dá nome popular à obra, representa o ponto alto dessa viagem à infância. Nele, o ritmo das cordas evoca o galope de um burrico de madeira, num exercício musical que mistura memória, afeto e imaginação.
Com produção de Maria Elita Pereira, o espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, via Lei Rouanet, e conta com o patrocínio do FORT Atacadista e da Engie.
Programa
- PRELÚDIO DA BACHIANA No 4
- Heitor Villa-Lobos
- SUITE AFRO-BRASILEIRA
- 1 Abrindo os Caminhos
- 2 Águas da Esperança
- 3 Trovão da Justiça
- 4 Ondas do Mar
- 5 Automor
- 6 Sabedoria da Mata
- 7 A Coragem
- 8 Benevolência
- Pablo de Mello Heredia
- ADAGIO PARA CORDAS
- Alberto Heller
- TRENZINHO CAIPIRA
- Heitore Villa-Lobos
- Arr. Victor Lanzoni Alves
- SONATA PARA CORDAS
- I – Allegro Animato
- II – Scherzoso
- III – Largo
- IV – O burrico de Pau
- Antonio Carlos Gomes
Serviço
- O que: Camerata Florianópolis retorna ao TAC com concerto de Música Erudita Brasileira
- Quando: 6 de julho de 2025, às 19h
- Onde: Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis/SC
- Ingressos: site da Blueticket ou na sede da Camerata Florianópolis – Rua Joe Collaço, 78, bairro Santa Mônica
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