A Defesa Civil ampliou, na manhã desta quarta-feira (24), o alerta laranja de “perigo” para chuvas intensas em Santa Catarina até quinta-feira (25), dia do Natal. O órgão estadual incluiu mais cidades da Serra, do Meio-Oeste e do Litoral Norte, que se somam às regiões Oeste, Extremo Oeste, Sul, Vale do Itajaí, Alto Vale e Grande Florianópolis, já contempladas em alertas anteriores.

Continua depois da publicidade

Nesses lugares, o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais. A chuva intensa deve vir acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente à tarde. No decorrer das noites, as instabilidades tendem a perder intensidade e o tempo firme predomina no período da manhã.

Alerta de onda de calor

A Defesa Civil também confirmou onda de calor em Santa Catarina pelo menos até sábado (27). As temperaturas devem ficar acima dos 30°C em todas as regiões, oscilando entre 35°C e 38°C entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Conforme o órgão estadual, nessas regiões, o risco é alto para problemas relacionados ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Continua depois da publicidade

Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí estão em risco de onda de calor (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

O que fazer, de acordo com a Defesa Civil

Como vai ser o verão em Santa Catarina?

O verão começa oficialmente neste domingo (21) e deve manter o padrão típico da estação em Santa Catarina: calor acima da média em alguns períodos e ocorrência frequente de temporais. No Oeste, os dias mais quentes tendem a ser mais intensos.

Segundo análises do Fórum Climático, formado por meteorologistas de diferentes instituições do Estado, dezembro ainda terá passagem de frentes frias, intercalando dias de sol com episódios de chuva mais volumosa e temporais.

Continua depois da publicidade

Janeiro, historicamente o mês mais chuvoso do ano, deve manter essa característica, com chuva acima da média entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado. Já no Oeste, os volumes podem ficar dentro ou até abaixo do esperado. Fevereiro e março devem ter chuva dentro da média ou ligeiramente abaixo.

Ao longo do trimestre, as temperaturas ficam dentro do padrão do verão, com períodos de calor intenso, especialmente no interior, além de tempestades fortes e risco de enxurradas nos episódios de chuva mais intensa.