nsc
dc

Tempo

Defesa Civil confirma ocorrência de tornado no Meio-Oeste de SC

Rajadas de vento em Campos Novos chegaram a 123 km/h; quatorze municípios ficaram sem luz na região

29/05/2021 - 16h46 - Atualizada em: 29/05/2021 - 17h01

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Força do temporal derrubou um caminhão em Campos Novos
Força do temporal derrubou um caminhão em Campos Novos
(Foto: )

Um tornado atingiu Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, nesta sexta-feira (28). A informação foi confirmada pela Defesa Civil neste sábado (29). No município, casas foram destelhadas e um caminhão chegou a tombar com a força do temporal.

Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento no município chegaram a 123 km/h. Um levantamento inicial do Corpo de Bombeiros, contabilizou 60 destelhamentos. Lonas foram distribuídas aos moradores.

Os bairros mais afetados foram Ernesto Zortea, Cohab Boa Vista e Distrito Industrial. Os socorristas receberam relatos de feridos, mas as pessoas teriam ido ao hospital por conta própria.

As fortes chuvas também provocaram a queda de quatro torres de transmissão da energia elétrica na região de Videira, no Oeste. Quatorze municípios registraram falta de luz. Segundo a Celesc, até as 17h40 a energia já tinha sido restabelecida em 26.217 unidades consumidoras, cerca de 29% dos afetados.

A empresa informou que está trazendo de São Paulo, de forma emergencial, dois grupos geradores a diesel. Os equipamentos vão atender as cargas prioritárias das suas subestações em Fraiburgo e Caçador. A previsão de chegada é na tarde de domingo (30).

Os temporais na região, segundo a Defesa Civil, foram causados pela passagem de uma frente fria e a atuação de um sistema de baixa pressão.

Novos temporais

A Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de temporais neste sábado em diversas regiões de Santa Catarina. Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte têm risco de chuva intensa, descargas elétricas e rajadas de vento.

Uma nota sobre as condições marítimas também foi divulgada. Grande Florianópolis e Litoral Sul devem ter ondas de 1 a 1,5 metros. No domingo (26), o mar fica agitado com ondas de até 2,5 metros. Há chance de ressaca.

*Com informações do G1SC

Leia mais

Tornados em SC: relembre seis vezes em que o fenômeno ocorreu no Estado

Santa Catarina é a segunda área mais propícia para tornados no mundo

Tornado no Oeste de Santa Catarina pode ter atingido 250 km/h

Inverno 2021 em SC: o que esperar do tempo no Estado

Colunistas