A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta laranja de “atenção” para a passagem de uma frente fria em oito regiões neste domingo (9): Sul, Grande Florianópolis, Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte e partes da Serra, do Meio-Oeste e do Planalto Norte. As demais regiões do Estado estão em alerta amarelo de “observação”.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O sistema começa a avançar já no período da manhã pelas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, e se desloca ao longo da tarde e noite, atingindo as demais regiões de Santa Catarina.

A previsão do tempo indica temporais com chuva pontualmente intensa, acompanhada por raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é de moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, conforme o órgão.

A frente fria deve preceder o avanço de uma massa de ar mais frio, o que deve contribuir para a redução das temperaturas, especialmente ao longo da segunda-feira (10), marcando o fim da onda de calor que tem afetado o Estado nas últimas semanas.

Continua depois da publicidade

Risco é de moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Ventos fortes

A Defesa Civil também emitiu um alerta para rajadas de ventos de quadrante Sul no litoral catarinense. O vento ganha força no Litoral Sul a partir do final da manhã deste domingo (9), avançando em direção à Grande Florianópolis e Litoral Norte no decorrer da tarde e noite. A velocidade média varia de 25 a 35 km/h, mas são esperadas rajadas entre 50 e 70 km/h nas áreas costeiras.

O risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Veja as recomendações da Defesa Civil

  • Durante os temporais busque um local abrigado
  • Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes
  • Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessadoos
  • Evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia

Continua depois da publicidade

Leia também

Ciclones extratropicais e temperaturas acima da média: outono em SC deve ser atípico