A esposa de Bruce Willis contou em uma entrevista que descobriu os primeiros sintomas da Demência Frontotemporal (DFT) do ator durante o casamento. Emma Heming Willis relatou para a Revista People que a doença vem aos poucos e o que mais a impactou foram as alterações na comunicação.
Continua depois da publicidade
Veja fotos de Bruce Willis
O que é demência frontotemporal
A demência frontotemporal, como o próprio nome diz, afeta as regiões frontal do cérebro e a temporal. Com isso, a memória não é muito afetada, mas a linguagem e o comportamento sim. O diagnóstico é extremamente importante para que a doença de Alzheimer possa ser descartada.
Tipos de demência frontotemporal
O tipo mais comum da DFT é a demência frontotemporal variante comportamental. O paciente muda o comportamento e a personalidade. Isso pode se manifestar com a pessoa ficando desinibida, perdendo a empatia, não ter mais condição de julgar as coisas, além dos comportamentos compulsivos e impulsivos.
O outro tipo é a demência frontotemporal progressiva não fluente (PNF). Essa afeta, principalmente, a linguagem. O paciente não consegue produzir frases completas, repete palavras o tempo todo e tem dificuldade de compreensão da linguagem também.
Continua depois da publicidade
Como é feito do diagnóstico da DFT
Trata-se de um diagnóstico clínico. O médico observa de 3 a 6 características no paciente. São elas: desinibição, apatia, perda de empatia, comportamentos compulsivos, hiperoralidade e perfil de dificuldade de execução de tarefas.
Além disso, também são feitos exames de imagem e avaliação neuropsicológica. Não existe cura para a DFT e o tratamento é feito com medicamentos e terapias complementares para controlar os sintomas e retardar a progressão da doença.
Esposa de Bruce Willis se pronuncia sobre deixar ator morar em outra casa: “Difícil”




