Depois de Joinville, que implementou um sistema de consultas online, Jaraguá do Sul também quer testar agendamentos médicos por meio de aplicativo. O pedido do novo sistema foi feito pelo vereador Luís Fernando Almeida (MDB) na sessão no plenário da Câmara Municipal na terça-feira (21).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A sugestão do parlamentar seria adicionar a opção no Jaraguá na Mão, um aplicativo que já é disponibilizado pela prefeitura e oferece uma série de informações e acesso a serviços públicos.

Almeida frisa que o objetivo da proposta é o de facilitar a vida das pessoas idosas, gestantes e moradores com pouca mobilidade para que não precisem se deslocar até as unidades de atendimento sem necessidade, além de evitar filas para serem atendidas.

A sugestão foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo municipal.

Continua depois da publicidade

Outras cidades já contam com agendamento pela internet

Em Joinville, um projeto-piloto foi implementado no posto de saúde do bairro Comasa e passa a funcionar a partir desta quarta-feira (22). Os agendamentos poderão ser feitos por meio do aplicativo Joinville Fácil.

O app pode ser instalado em celulares Android e iOS para fazer o cadastro na plataforma. Os atendimentos poderão ser agendados tanto para o usuário que fez o login quanto para um terceiro, como pais, filhos ou outras pessoas que não tiverem familiaridade com a tecnologia.

Quem preferir, ainda tem a opção de ir à unidade de saúde presencialmente, no horário de funcionamento do local, que é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Já em Blumenau, este tipo de serviço já funciona desde 2018. Na cidade, as consultas médicas são marcadas pelo aplicativo Pronto Mobile, que está disponível para celulares que tenham o sistema Android e iOs e pode ser baixado gratuitamente.

Continua depois da publicidade

Florianópolis também já é adapta do sistema desde 2020. O Alô Saúde foi implementado durante a pandemia da Covid-19 e oferece atendimento 24 horas. O app oferece orientação, atendimento pré-clínico e informação em saúde por telefone, vídeo chamada ou chat. O contato pode ser feito pelo 0800-333-3233.

Leia também

Joinville quer propostas para construção de novo cemitério público

Quais os 100 pontos de Joinville previstos para a volta dos radares

Alvo de ação do MP, ponte histórica de Joinville poderá contar com memorial

Destaques do NSC Total