nsc
dc

Pandemia

Depois de quatro meses, SC zera a fila de espera por leitos de UTI Covid

Esta é a primeira vez em que não há pessoas esperando por uma vaga nos hospitais desde que o dado passou a ser divulgado em março

09/07/2021 - 20h30

Compartilhe

Cristian Edel
Por Cristian Edel Weiss
Por Luana Amorim
O destaque é a Grande Florianópolis que está 77 dias consecutivos sem ninguém na fila de espera
O destaque é a Grande Florianópolis que está 77 dias consecutivos sem ninguém na fila de espera
(Foto: )

Após um pico com mais de 450 pessoas esperando por uma vaga e meses de espera, pela primeira vez desde março Santa Catarina não tem nenhum paciente aguardando por um leito de UTI Covid-19. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta sexta-feira (9), todas as regiões estão com a fila zerada. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O dado foi divulgado pela primeira vez pelo Estado em 3 de março, quando havia 217 pessoas na fila de espera. O pico ocorreu no mesmo mês, no dia 17, quando Santa Catarina atingiu 457 pacientes na lista. Só no Oeste, na época, eram 101. 

Ao todo, foram 129 dias com pessoas na fila - um pouco mais de quatro meses. Nas últimas semanas, inclusive, o índice já vinha apresentando uma queda nos números. Nesta quinta-feira (8), por exemplo, havia apenas duas pessoas na fila, uma na região Nordeste e outra no Vale do Itajaí.

Outro destaque é para a Grande Florianópolis, que está há 77 dias seguidos com a fila zerada, sendo a região que está mais tempo nessa condição.

Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o número reflete as ações realizadas pelo governo durante a pandemia, como a abertura de leitos e o avanço da vacinação.

— Vale destacar que tais números são dinâmicos, e nenhum paciente ficou desassistido. Essas solicitações de transferência ocorrem por diversos motivos, sejam eles devido a necessidades clínicas existentes em outras unidades, solicitações de familiares, entre outras — afirma.

> Veja como está a vacinação na sua cidade

Taxa de ocupação nas UTIs é a menor desde fevereiro

Outro destaque vai para a atual situação na ocupação dos leitos de UTI públicos e privados. A soma de pessoas internadas, com diagnóstico positivo ou com suspeita da Covid-19, é a menor desde 25 de fevereiro. São 901, sendo 72 na rede privada e 829 pelo SUS.

Já em relação a taxa de ocupação dos leitos adultos de UTI do SUS, a taxa atual é de 86,7%, a menor desde 16 de fevereiro. São nos leitos adultos onde estão internados 99 em cada 100 pacientes com a doença em Santa Catarina. 

Segundo dados da SES, desde o início da pandemia, 1.074.422 pessoas já foram confirmadas com a Covid-19, sendo que 1.039.120 estão recuperadas e 18.050 continuam em acompanhamento. Nesta sexta-feira, mais 2.612 casos foram confirmados. 

Em relação as mortes, já são 17.252, o que gera uma taxa de letalidade de 1,61%. Mais 30 óbitos foram confirmados nesta sexta. 

Confira a situação da Covid e dos hospitais no Painel:

Veja o mapa da covid no Painel do Coronavírus
Mapa da covid em SC, dados de mortes e casos ativos de
coronavírus, curados e a situação por cidade e nos Estados.
Atualizado diariamente a partir das 16h

Leia também: 

"Com quem vou tomar chimarrão?", diz jovem que perdeu avó e pai para Covid em SC

Paciente de Joinville recebe alta após 9 meses internado com Covid; veja vídeo

Variante Delta: saiba a eficácia das vacinas Astrazeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer

Colunistas