A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (01/10) a Operação PODs X – FOUR, com apoio da Receita Federal, em Chapecó, para combater a propaganda, contrabando e venda ilegal de cigarros eletrônicos, também conhecidos como pods ou vapes.
Continua depois da publicidade
Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em uma residência, um depósito clandestino e um estabelecimento comercial. No local, os policiais prenderam em flagrante uma mulher de 54 anos e um homem de 32 anos, pelos crimes de contrabando e descaminho.
Foram apreendidos dezenas de cigarros eletrônicos, celulares pessoais dos investigados e bebidas estrangeiras sem comprovação de origem.
As investigações tiveram início em setembro de 2024, quando a PF identificou a introdução e comercialização clandestina desses dispositivos ilegais no mercado nacional, com divulgação feita principalmente por redes sociais.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mantém vigente a resolução que proíbe a importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar em todo o Brasil.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cabine de carreta carregada com etanol pega fogo após colisão no Oeste de SC
Envolvidos em fraude de concursos no Oeste de SC manipulavam gabaritos, revela investigação

