O deputado federal de Santa Catarina Pedro Uczai (PT) vai percorrer, no total, mais de 3 mil quilômetros de carro por conta da Conferência das Partes, a COP30, que começou nesta segunda-feira (10) em Belém. Ele decidiu lançar um livro durante o evento e, para evitar gastos com o transporte aéreo, colocou 350 exemplares em um carro que partiu de Brasília.
Continua depois da publicidade
O parlamentar tinha compromissos em Santa Catarina e acabou “perdendo o bonde” que saiu da capital brasileira. Pegou um voo até Tocantins e, de lá, seguiu para o Pará, onde chegou no domingo (9).
— É uma oportunidade de conhecer o Brasil. No caminho vimos queimadas, a natureza… Acho que esse é o sentimento — explicou.
O livro, chamado “Além da COP30”, traz experiências brasileiras que apontam boas alternativas de combate às mudanças climáticas. Energia limpa e agricultura sustentável estão na lista, além de críticas relacionadas ao assunto.
Entre as alternativas estão exemplos catarinenses. Porém, o deputado reconhece que ainda há no que avançar no Estado:
Continua depois da publicidade
— Temos experiências exitosas, mas temos muitas que denunciam que estamos longe para construir o ideal em Santa Catarina — lamenta citando loteamentos sem o devido planejamento e construções em áreas de risco como exemplos.
Uczai afirma que pagou do próprio bolso os mil exemplares da obra feita em parceria com pesquisadores e políticos. Além dos lançamentos na COP em três momentos diferentes desta semana, ele pretende apresentar o trabalho em Florianópolis e em Brasília. Foram seis meses de produção. A ideia é voltar para a Câmara dos Deputados, também de carro, no domingo, totalizando pouco mais de 3 mil quilômetros rodados.
Bianca Bertoli é a repórter enviada especial da NSC a Belém (PA) para cobertura da COP30






