Presidente de República, Luiz Inácio Lula da Silva, vice Geraldo Alckmin e governadores tomaram posse neste domingo, mas os deputados e senadores ainda não foram empossados. Os 40 deputados estaduais de Santa Catarina, 16 federais representando o Estado e um senador eleito em outubro assumem os cargos em fevereiro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A data também marca o início dos trabalhos no Legislativo, com a eleição da Mesa Diretora, ou seja, os presidentes de cada plenário. Conforme o calendário eleitoral, a cerimônia é no dia 1º de fevereiro. O horário de ambos os eventos, no entanto, ainda não foi divulgado.
VÍDEO: Lula critica Bolsonaro, cita combate a fome e fala em reconstrução do Brasil
No caso dos deputados estaduais, a posse ocorre na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Dos 40 nomes eleitos, 24 garantiram a reeleição. Entre eles a deputada estadual Ana Campagnolo (PL), que recebeu 196.571 dos votos e se tornou a parlamentar mais votada do Estado.
Continua depois da publicidade
Já deputados federais, a cerimônia ocorre na Câmara dos Deputados, em Brasília. Dos 16 eleitos, oito conquistaram a reeleição. A deputada mais votada em Santa Catarina em nível federal foi Carol de Toni (PL), com 227.632 votos.
Posse de Lula: Catarinenses acompanham ato histórico com misto de alegria e medo
O último catarinense a tomar posse será Jorge Seif (PL), no Senado, também em Brasília. Ele foi eleito após receber 39,79% dos votos e está entre o time de apoiadores de Bolsonaro que garantiram mandatos com o resultado das eleições de outubro.
Tanto deputados estaduais quanto federais o mandato é de quatro anos. Já no caso de senadores, ele é válido por oito anos.
Leia também:
Cardápio do jantar inclui arroz carreteiro, bolinho de feijoada e pudim de tapioca
Em dia histórico, Brasília amanhece com chuva, clima de Carnaval e filas
Look de Janja na posse de Lula e Alckmin teve peça de marca de brincos de R$ 8 mil