A desaprovação do governo Lula (PT) chegou a 56% do eleitores brasileiros na última rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2). É o pior índice desde o início do mandato e a primeira vez que ele passa de 50%.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A desaprovação de 56% corresponde a um aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em janeiro, quando a avaliação negativa do petista era de 49%. Já a aprovação do presidente caiu para 41%, o menor patamar desde o início do mandato. Em janeiro, eram 47%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa Quaest foi encomendado pela Genial Investimentos e feita entre os dias 27 a 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil.

Medidas para reverter rejeição

Este é o primeiro levantamento após o pacote de medidas divulgadas pelo governo para tentar reverter a maré de reprovação. No início de março, o presidente aprovou um conjunto de ações para reduzir o preço dos alimentos, fator apontado como crucial na reprovação do petista.

Continua depois da publicidade

Lula tem intensificado as viagens pelo país e, recentemente, divulgou iniciativas para ampliar o acesso ao crédito, como o empréstimo consignado para trabalhadores CLT e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.

Recortes

A pesquisa Quaest mostra que, pela pela primeira vez, a aprovação e a reprovação de Lula estão tecnicamente empatadas no Nordeste: 52% aprovam e 46% desaprovam. A margem de erro nesse segmento é de é de quatro pontos para mais ou menos.

A rejeição é maior na Região Sul: 64% de reprovação (eram 59% na pesquisa anterior), e 35% de aprovação (eram 39%). No Sudeste, a desaprovação está em 60%, enquanto a aprovação é de 37%. As regiões Centro-Oeste e Norte, apuradas em conjunto, têm 52% de reprovação e 44% de aprovação.

A pesquisa ainda aponta que a desaprovação ultrapassou a avaliação positiva, pela primeira vez, entre as mulheres. A desaprovação oscilou seis pontos para cima, no limite da margem de erro (três pontos no segmento), e está em 53% (eram 47% em janeiro). A aprovação, seis pontos pra baixo, e está em 43% (eram 49%).

Continua depois da publicidade

Entre os grupos etários, 64% dos jovens de 16 a 34 anos desaprovam o governo federal, um crescimento de 12 pontos em relação a janeiro (eram 52%). A aprovação neste grupo é de 33%.

Entre a população de 35 a 59 anos, Lula é reprovado por 54% e aprovado por 44%, mantendo um empate dentro da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou menos. A população mais idosa, com 60 anos ou mais, também apresenta empate técnico, com 50% reprovando e 46% aprovando o governo.

No recorte de raça/cor, Lula passou a ser mais reprovado (52%) que aprovado (45%) entre os pardos, segmento no qual, na última pesquisa, havia empate técnico entre os dois grupos. Entre os pretos, a aprovação, que antes empatava com a reprovação, agora está em empate técnico: 51% desaprovam e 46% aprovam. Entre os brancos, o presidente segue mais desaprovado (61%) que aprovado (36%).

Avaliação geral do governo

O levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira questionou aos eleitores como eles avaliam o governo Lula no geral. A fatia dos que avaliam como negativo subiu, e a dos que avaliam como positivo, caiu.

Continua depois da publicidade

Veja os números

  • Positivo: 27% (eram 31% em janeiro)
  • Negativo: 41% (eram 37%)
  • Regular: 29% (eram 28%)
  • Não sabe/não respondeu: 3% (eram 4%)

Em relação aos dois primeiros mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, 53% dos entrevistados responderam que o atual governo está “pior que os anteriores”, 23% “igual aos anteriores” e 20%, “melhor que os anteriores”. Já 4% não souberam ou não responderam.

A comparação com a gestão de Jair Bolsonaro (PL), de 2019 e 2022), é de que o governo atual de Lula é “pior” para 43%, “melhor” para 39% e “igual” para 15%. Outros 3% não souberam ou não responderam.

*Com informações do g1 e do Metrópoles.

Leia também

Preço médio do diesel em SC pode cair a R$ 6,19 após redução na Petrobras; veja variação