A tendência dos carros híbridos ou elétricos está em alta, e com isso, muitos motoristas têm dúvida sobre a transição de veículos tradicionais para os novos modelos. Em muitos casos, o ganho em conforto, custo por km e redução de manutenção supera a diferença do investimento inicial. No entanto, o planejamento é uma etapa essencial para garantir que a mudança seja fluida e efetiva.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, a GWM Tozzo oferece consultoria técnica para quem deseja fazer essa migração. A marca possui especialistas que ajudam os motoristas a comparar modelos, como o Haval H6 PHEV, Haval H9 e opções 100% elétricas, além de apoiar nas demandas necessárias após a compra, como na instalação de carregador residencial.
A migração exige planejamento, mas os especialistas da GWM Tozzo afirmam que o processo é mais simples do que muitos imaginam. Para ajudar os consumidores, a marca elaborou um guia com um passo a passo para quem deseja iniciar essa mudança com segurança e clareza.
Conheça os principais passos para migrar para um carro híbrido ou elétrico
Passo 1: Avalie a rotina diária
Antes de investir em um carro híbrido ou elétrico, a principal recomendação é registrar os trajetos mais comuns na rotina, e com as informações, identificar o perfil ideal de eletrificação. Quem circula com mais frequência em vias urbanas encontra vantagem no híbrido plugável Haval H6, que opera quase sempre em modo elétrico.
Continua depois da publicidade
Já quem realiza viagens frequentes pode considerar modelos com maior autonomia ou combinações, que utilizem energia elétrica e motor a combustão de forma simultânea
Anotar distância média por dia, tipo de terreno, volume de paradas e necessidade de desempenho ajuda na definição inicial.
Passo 2: Compare modelos de acordo com uso real
Com as informações essenciais à mão, o motorista deve conhecer mais detalhes sobre cada modelo e encontrar a opção que melhor se encaixa na necessidade da rotina. Para contribuir com esse processo, a GWM Tozzo realiza orientações completas sobre autonomia, capacidade da bateria, desempenho e espaço interno aos clientes.
Embora todos os carros da marca sejam inovadores e tecnológicos, a escolha varia de acordo com as necessidades individuais, O Haval H6 PHEV, por exemplo, oferece operação elétrica em trajetos urbanos e reserva de gasolina para deslocamentos mais longos.
Continua depois da publicidade
Linhas como Haval H9 e opções 100% elétricas também estão disponíveis para ampliar alternativas a perfis variados. Para admiradores de veículos 4×4, o Tank 300 reúne robustez e tecnologia eletrificada voltada a quem utiliza estradas de terra e rotas fora do asfalto.
Passo 3: Verifique rotas e mapas de recarga
Santa Catarina possui uma das melhores redes de eletropostos do sul do país, com expansão em rodovias, centros urbanos e pontos turísticos. Conferir as rotas mais utilizadas e localizar pontos de recarga ao longo do caminho reduz dúvidas sobre autonomia. Os motoristas podem consultar aplicativos de localização de eletropostos que oferecem visão clara sobre distância entre estações, velocidade de recarga e tipo de conector.
Passo 4: Planeje instalação de recarga residencial
Uma dica da GWM Tozzo é investir, desde o início, na instalação de um wallbox para carregamento residencial dos veículos. Segundo a marca, essa estrutura viabiliza uma rotina otimizada, com recarga durante a noite e maior velocidade em comparação à tomada convencional.
Durante o processo de instalação, a GWM Tozzo acompanha todo o processo, indica profissionais homologados, orienta na avaliação elétrica do imóvel e auxilia na definição da potência ideal conforme o modelo do veículo.
Continua depois da publicidade
Passo 5: Cheque custos e economia com base em dados reais
A diferença entre o valor da energia e o valor da gasolina costuma favorecer o híbrido plugável e o elétrico. Ainda, a manutenção reduzida dos modelos tecnológicos também impacta o custo mensal.
Para ajudar neste processo, a GWM Tozzo oferece simulação financeira com dados do cliente para demonstrar projeção de gasto mensal e tempo de retorno. Essa análise considera tarifa de energia local, quilometragem diária e disponibilidade de recarga doméstica.
Passo 6: Teste o modelo escolhido
Trocar de carro pode ser um desafio para os motoristas, e por isso, a principal recomendação é realizar um test drive antes de fechar a compra. O teste de condução valida a sensação ao volante, posição do banco, resposta do motor e ergonomia do painel.
Para contribuir com essa etapa no processo de compra, a GWM Tozzo realiza o agendamento de test drive aos interessados. Durante o teste, eles podem conferir na prática o comportamento do modo elétrico, desempenho em retomadas e tecnologias de assistência em cada modelo.
Continua depois da publicidade

