A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu nesta segunda-feira (25) um desfile comemorativo aos 108 anos de emancipação político-administrativa do município. Representantes de 29 entidades, incluindo associações culturais, ONGs, Forças de Segurança e grupos de danças indígenas, percorreram a Avenida Getúlio Vargas mostrando suas atividades e contribuindo para a diversidade do evento.

Continua depois da publicidade

Silvério Zornitta, 39 anos, trouxe as filhas para assistir ao desfile e aproveitou o momento para aquecer-se com um chimarrão. A esposa participou da apresentação da APAE, que incluiu uma apresentação de dança. “Sempre vinha ver as filhas no Sete de Setembro e é a primeira vez que venho no aniversário de Chapecó. É um atrativo neste feriado”, afirmou.

Veja fotos da celebração

No ato de abertura, o prefeito João Rodrigues destacou o crescimento e a prosperidade do município. “Somos uma cidade próspera, com um povo trabalhador e empreendedor. A Prefeitura tem investido para acompanhar esse crescimento”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, também participou da solenidade, ressaltando o desenvolvimento da cidade. Entre os presentes estavam ainda a primeira-dama Fabiana Matte Rodrigues, o vice-prefeito Valmor Scolari, secretários municipais, comandantes das Forças de Segurança e presidentes de entidades.

Como mulheres que viveram trisal por 35 anos conquistaram na Justiça direito a dividir a pensão

Continua depois da publicidade

A Fanfarra do Clube de Desbravadores e Aventureiros abriu o desfile, com Gustavo Pedroso, 19 anos, à frente carregando a bandeira de Chapecó. “Já desfilei outras vezes, mas é a primeira vez que levo a bandeira. Sinto orgulho em dizer que sou chapecoense”, disse.

Em seguida, desfilaram grupos de danças indígenas, associações culturais, ONGs, Forças de Segurança, bandas, grupos de motos, carros antigos e jipeiros, mostrando um pouco do mosaico que compõe a maior cidade do Oeste Catarinense, com 275 mil habitantes (IBGE 2024) e a quinta maior economia do estado.

Leia mais

Chapecó, cidade que mais acolheu imigrantes em SC, guarda histórias de recomeço e esperança

Jovem de pequena cidade do Oeste de SC vai representar o Brasil no Mundial de Bocha na França