nsc
nsc

Educação

Despesa pública: aprenda sobre os conceitos e as classificações

Entenda sobre o conjunto de gastos realizados pelo governo para custear serviços públicos

18/07/2022 - 13h00

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Mulher sentada em frente ao notebook estudando
Despesa pública é o gasto do dinheiro arrecadado para custear serviços públicos
(Foto: )

Despesa pública é o conjunto de dispêndios, isto é, gastos realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade. O dispêndio é tipificado em orçamentário e extraorçamentário.

> Clique aqui e receba notícia no WhatsApp

A despesa orçamentária é toda transação que depende da autorização legislativa, na forma de dotação orçamentária, para ser efetivada. O desembolso é a restituição de ingresso extraorçamentário, como as devoluções de depósitos em caução de licitantes, de valores de operações de crédito por ARO (Antecipação da Receita Orçamentária), e os pagamentos de restos a pagar. Pertencem ao exercício financeiro as despesas nele legalmente empenhadas.

Proibições constitucionais

Salienta-se que a despesa pública submete-se a proibições constitucionais, tais como a vedação à instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa; a vedação à transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; a vedação à utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais patronal e do empregado para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social.

> Aprenda sobre o processo de entrada de recursos financeiros nos cofres do Estado

Classificação segundo a natureza

A classificação da despesa orçamentária, segundo a sua natureza, compõe-se de três partes:

Categoria Econômica

É uma classificação da despesa que a divide em dois tipos: despesa corrente e despesa de capital, esta contribui, diretamente, para a aquisição de um bem de capital, a primeira não, pois está relacionada ao custeio.

Grupo de Natureza

É um agregador de elementos de despesa com características comuns, sendo dividido em seis grupos:

  1. Pessoal e Encargos Sociais
  2. Juros e Encargos da Dívida
  3. Outras Despesas Correntes
  4. Investimentos
  5. Inversões financeiras
  6. Amortização da Dívida

Os três primeiros referem-se a despesas correntes; os três últimos, a despesas de capital.

Elemento

É o desdobramento da despesa com pessoal, material, serviços, obras e outros meios de que se serve a administração pública para consecução dos seus fins, ou seja, é o detalhamento do gasto, evidenciando o objeto de aquisição.

Estude para o Enem: entenda o que é a biologia celular​​

Natureza da Despesa (ND)

A Natureza da Despesa (ND) será complementada pela informação gerencial denominada “modalidade de aplicação”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos financeiros são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, principalmente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

Desse modo, o conjunto de informações que constitui a natureza de despesa orçamentária forma um código estruturado de seis dígitos, que agrega a categoria econômica, o grupo, a modalidade de aplicação e o elemento.

Imagem empresário utilizando calculadora
Despesa pública é dividida em etapas
(Foto: )

Etapas

São as etapas percorridas pela despesa pública até o seu pagamento ao fornecedor, revelando a saída da Conta Única do Tesouro Nacional (CUTN). As etapas da despesa orçamentária são divididas em quatro partes:

Fixação

É a etapa da despesa voltada para o planejamento de sua limitação, o qual abrange a descentralização de créditos, a programação orçamentária e financeira, e o processo de licitação e contratação.

Empenho

É o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente, ou não, de implemento de condição. Classificado em:

  • Global (despesa contratual e sujeita a parcelamento)
  • Estimativo (valor variável)
  • Ordinatório (despesa de valor fixo e pagamento em uma só vez)

Essa etapa é formalizada por um documento tido por Nota de Empenho (NE).

> 11 dicas para passar no concurso público

Liquidação

É o implemento da citada condição e consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, sendo formalizada pela Nota de Lançamento de Crédito (NC).

Pagamento

É a entrega de numerário ao credor e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa, sendo formalizado pela Ordem Bancária (OB).

Restos a pagar (RP)

São despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas. Os RP são classificados em processados e não processados, os primeiros referem-se a despesas liquidadas; os segundos, a despesas não liquidadas. Os RP são dívidas, pois tratam de gastos ainda não pagos.

> 3 dicas para começar a vender produtos pela internet

Despesas de exercícios anteriores (DEA)

São despesas de exercícios encerrados que poderão ser pagas à conta de dotação específica consignada no orçamento atual, discriminada por elemento, e obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica. A DEA é enquadrada em três tipos:

  1. Despesas para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria (anulação total do empenho);
  2. Os Restos a Pagar com prescrição interrompida (protesto pelo credor dentro de 5 anos após sua inscrição);
  3. Os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente (benefícios financeiros assegurados por lei, tal como o salário família).

Leia também

Estude para o Enem: conheça 10 problemas ambientais que afetam o planeta

Prepare-se para o Enem: veja os acontecimentos que marcaram a Idade Média​​

Colunistas