Promover a vacinação é um dos pontos fundamentais quando falamos em saúde pública. A vacinação é um ato de responsabilidade, pois protege quem se vacina e a todos ao redor, contribuindo assim para o bem-estar coletivo da sociedade. Por isso, a Prefeitura de Florianópolis aderiu à Campanha Nacional e promoverá no sábado, 21 de outubro, o Dia D da Multivacinação.

Continua depois da publicidade

Neste dia, somente na Capital, 30 Centros de Saúde estarão funcionando para a atualização vacinal, sobretudo de crianças e adolescentes até 15 anos, mas também de todos os interessados que estiverem com doses atrasadas. Dessa forma, os Centros de Saúde dos bairros Centro, Itacorubi, Pantanal, Saco dos Limões, João Paulo, Monte Serrat, Trindade, Saco Grande, Estreito, Abraão, Coloninha, Balneário, Sapé, Capoeiras, Monte Cristo, Coqueiros, Novo continente, Jardim Atlântico, Capivari, Ingleses, Jurerê, Santinho, Vargem Grande, Alto Ribeirão, Canto da Lagoa, Rio Tavares, Carianos, Armação, Tapera e Caieira, funcionarão no sábado das 8h às 17h.

Início da Campanha em Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou cerimônia de abertura da Campanha Nacional de Multivacinação em Santa Catarina no sábado (14). A cerimônia de abertura ocorreu no vão central do Beiramar Shopping.  Além do lançamento oficial, foi ofertada imunização para a população no ambulatório do shopping, de 10h às 16h. No mesmo dia, o município disponibilizou outros pontos adicionais de vacinação: na região Sul, na Praça Carianos, das 10h às 17h; e no Espaço Imuniza (Policlínica da Mulher e da Criança), das 8h às 17h.

Vacinas são seguras e eficazes

O objetivo da Campanha da Multivacinação é oferecer saúde com qualidade para todos e, para isso, um dos primeiros passos é prevenir a reintrodução de doenças já erradicadas no país. Segundo informações da Secretaria de Saúde de Florianópolis, as vacinas são seguras e eficazes e a promoção de iniciativas como essas são essenciais, pois contribuem para que as metas vacinais sejam atingidas. Porém, é necessário que o cidadão também faça a sua parte e realize a vacinação, além de incentivar colegas e familiares para o mesmo.

A Campanha Nacional da Multivacinação acontece em toda Santa Catarina. As ações intensivas ocorrem até o dia 28 de outubro. Na Capital, ao longo dessas duas semanas, todos os imunizantes previstos no calendário estarão disponíveis ao público nos pontos de vacinação do município, além das doses para Covid-19. Porém, é importante destacar que esses imunizantes continuam disponíveis em todas as salas de vacinação após o término da campanha, durante todo o ano, caso o cidadão não consiga comparecer nas datas indicadas.

Continua depois da publicidade

Campanha Nacional de Multivacinação

A Campanha Nacional tem como objetivo a atualização vacinal da população geral, com enfoque em crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, de acordo com indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O movimento, promovido pelo Ministério da Saúde, é realizado em todos os estados, a fim de retomar as altas taxas de cobertura vacinal do país. 

Fique por dentro das ações realizadas pela Prefeitura de Florianópolis no canal do NSC Total.

Leia também

Restaurante Popular de Florianópolis promove oficinas gratuitas ao público

Florianópolis e a saúde da mulher em foco no Outubro Rosa

Mais da metade dos espaços públicos de Florianópolis receberam melhorias no último ano

Destaques do NSC Total