Chegou uma das épocas mais animadas do ano para os pequenos: o Dia das Crianças. E você sabia que essa celebração não é exclusiva do Brasil? No Japão, por exemplo, temos a festa “Kodomo no Hi” que ocorre em maio. Já na Índia, o “Bal Diwas” celebra a importância da infância para o país.

Continua depois da publicidade

Cada cantinho do mundo tem a sua forma para comemorar o que esses pequenos trazem para o mundo. A seguir, prepara-se para uma verdadeira viagem para diversas culturas diferentes e como cada uma comemora e leva alegria para o Dia das Crianças.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Por que o Dia das Crianças é em 12 de outubro no Brasil?

O princípio dessa data foi em 1923, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, com um projeto de lei elaborado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho.  Porém, a data só foi decretada no ano seguinte, quando Arthur Bernardes, até então presidente do Brasil, decretou dia 12 de outubro como dia oficial das crianças brasileiras.

Agora, por que escolheram esse dia? A primeira explicação não é tão divertida assim. O congresso ocorreu nessa data, o que fez ser natural que a escolhessem.

Continua depois da publicidade

Porém, existe outra teoria mais interessante. Existe uma história que diz que Cristóvão Colombo, ao descobrir as Américas no dia 12 de outubro, chamou de “continentes crianças”, sendo a homenagem para a data. O que importa é que o 12 de outubro é o nosso dia de encher as crianças de carinho e fazer a alegria delas.

Como é o Dia das Crianças pelo mundo

Dia das Crianças no Japão

O Japão traz uma comemoração um pouco diferente para as crianças e a festa ocorre em duas datas diferentes. Em 3 de março temos o “Dia das Meninas”, também conhecido como “Festa das Bonecas Hina Matsuri”, onde é passado de geração para geração, com mães transmitindo para suas filhas. Já a data mais lembrada é 5 de maio, conhecida como “Komodo no hi”, que é o “Dia dos Meninos” no Japão.

O feriado faz parte da importante semana Golden Week, que é recheada de datas comemorativas japonesas. Durante o dia, bonecos guerreiros samurais e flâmulas de carpas são pendurados ao lado de fora das casas simbolizando força e determinação. Além disso, a comida típica desse dia é o kashiwa mochi, um bolinho feito de arroz glutinoso, pasta doce de feijão azuki e folha de carvalho.

Continua depois da publicidade

Índia celebra as crianças em novembro

Na Índia o Dia das Crianças é celebrado no dia 14 de novembro e é conhecido como “Bal Diwas”. A data marca o nascimento de Pandit Jawaharlal Nehru, um dos líderes revolucionários indianos mais importantes da história e também ex-primeiro-ministro do país, sendo conhecido pela sua benevolência e carinho pelos pequenos.

Dia das Crianças na Argentina é antes do Brasil

Nossos hermanos comemoram o Dia das Crianças sempre no 2º domingo do mês de agosto. A tradição em terras argentinas muda muito pouco do que a gente já conhece aqui no Brasil. Os chicos recebem seus presentes de familiares, existem algumas festas e eventos espalhados pelas cidades, e as famílias se encontram para celebrar.

Turquia tem celebração das crianças “curiosa”

A Turquia tem uma das comemorações mais curiosas e interessantes para essa data em todo o mundo. O dia 23 de abril é o Dia da Soberania Nacional, porém, também é o Dia das Crianças.

Conflito entre as datas? Jamais. Na verdade, o governo vai muito além. Eles comemoram uma festividade onde crianças são levadas até a capital, Ankara, e assumem os lugares dos parlamentares turcos durante um dia inteiro. E o melhor de tudo, tem até votação para um presidente e primeiro-ministro mirins. Imagina governar seu país sendo uma criança? Incrível.

Continua depois da publicidade

Dia das Crianças em Portugal

Em 1925, por meio de uma conferência na Suíça, foi declarado como dia 1º de junho como o Dia Internacional da Criança, o que fez diversos países escolherem essa data para celebrar com os pequenos. Essas civilizações que comemoram neste dia temos Portugal. Além disso, por conta da grande maioria da população portuguesa ser cristã, a data também foi escolhida em homenagem a Maria, mãe de Jesus.

Paraguai também celebra data em agosto

No Paraguai, o Dia das Crianças é a lembrança de uma data marcante e trágica na história do país. Em 16 de agosto, 3500 crianças guaranis foram massacradas por soldados brasileiros na guerra do Paraguai na batalha que ficou conhecida como Acosta Ñu. Assim, o Dia das Crianças é celebrado nesta data em homenagem às crianças e adolescentes que perderam sua vida nessa batalha.

Na Noruega, data também é feriado

Os noruegueses celebram bastante a vida das crianças, sendo consideradas as bases para o país manter um futuro cheio de conquistas e benevolências.

O dia delas é comemorado em 17 de maio, em um feriado nacional. Elas saem na rua e participam de um tradicional desfile, carregando com muito orgulho bandeiras da Noruega durante um trajeto.

Continua depois da publicidade

Leia também

As diferenças entre eclipse lunar e solar

Como identificar se o seu celular está prestes a explodir

Destaques do NSC Total