Um vídeo de câmeras de segurança mostra em detalhes como foi a ação dos criminosos que destruíram e furtaram um monumento em homenagem a Olavo Bilac em pleno Centro de Blumenau. As imagens revelam que a dupla começou a ação pontualmente à 1h25min da madrugada de quinta-feira (27). Eles estavam disfarçados ao lado da estátua. Um deitado em um banco e o outro sentado de frente para a Avenida Beira-Rio (confira nas imagens abaixo).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Toda a ação leva pouco mais de cinco minutos e durante a empreitada criminosa alguns carros chegam a passar pela avenida. Primeiro, a dupla derruba a estátua. Depois, com muito trabalho, ambos cortam o busto de bronze de Olavo Bilac, o colocam em uma sacola e o carregam para as proximidades do Fórum Trabalhista de Blumenau, que fica alguns metros antes do local em que o furto ocorreu. Lá, os ladrões embarcam em um carro e fogem sentido Avenida Martin Luther.
Veja o passo a passo do crime
Estátua feita por Fritz Alt
O monumento foi inaugurado no dia 7 dezembro de 1947 em homenagem a Olavo Bilac. A obra foi feita pelo escultor Fritz Alt, durante a gestão do prefeito Bruno Hildebrand. Inicialmente, o busto foi colocado na Alameda Duque de Caxias, no mesmo local em que hoje está a estátua do fundador da cidade. Porém, foi realocado para a Praça Hermann Weise em 1967.
Enredo de assalto em Itapema tem perseguição na BR-101, helicóptero e carro à beira do rio
Continua depois da publicidade
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865 e morreu em 28 de dezembro de 1918. Ele se dedicou ao estudo das letras e ao jornalismo, colaborando em vários jornais cariocas. Também foi um poeta, contista, cronista e patrono do exército. No pedestal em que estava o busto no Centro de Blumenau, há uma placa em que cita um dos versos de Bilac:
“Imita na grandeza a terra em que nasceste”.
A prefeitura, em nota, informou que lamenta o ato de vandalismo e que abriu um Boletim de Ocorrência. O caso está sob investigação da Polícia Civil.
Leia também
Abraço de pai em filha bebê comove após carro da família escapar de acidente em SC; VÍDEO
Relatório expõe falhas na merenda de Indaial e cita até “meio quilo de laranja para 57 crianças”
















