Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegaram a Blumenau nesta quarta-feira (8) para ter definir os primeiros detalhes sobre a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, será disputada em Blumenau entre os dias 16 e 30 de novembro. No fim da tarde ocorreu uma reunião de apresentação com o prefeito Mário Hildebrandt e o comitê local para programar os locais a serem visitados nos próximos nos próximos dois dias.
Continua depois da publicidade
Após o encontro, foram detalhados os locais dos jogos das 14 modalidades da competição. Ao menos nove serão disputadas na região da Vila Germânica, que inclui dois pavilhões, Galegão e Parque Ramiro Ruediger. O complexo do Sesi será a segunda sede com o maior número de modalidades. Já o ciclismo será disputado na Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda.
Conforme Mário Hildebrandt, as sedes blumenauenses não precisarão de reformas para receber a competição. O prefeito afirma que alguns ajustes serão feitos na Vila Germânica, que irá receber modalidades como judô e wrestling, mas que a organização irá comprar os materiais para adequar a estrutura das quadras para disputa de todos os esportes.
— A competição irá movimentar a economia, o comércio e, sobretudo, o espírito esportivo e de engajamento do nosso jovem, que está na escola e participa dos Jogos da Primavera. E vamos ter nessa caminhada também apoio dos professores e profissionais de educação física da Secretaria de Educação — afirma Mário Hildebrandt.
Entretanto, há uma modalidade que será exceção e não terá disputa em Blumenau. Por conta do estado crítico da pista do Sesi, as provas de atletismo serão realizadas em Timbó, que está com sua estrutura sendo reformada pelo Governo do Estado para disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Organização estima compra de 35 mil diárias nos hotéis de Blumenau
Além do impacto esportivo, sediar a competição nacional também irá afetar a economia de Blumenau. De acordo com André Mattos, coordenador dos Jogos Escolares, todos os atletas ficarão hospedados em hotéis da cidade durante a competição. A organização calcula que terá que comprar 35 mil diárias para acomodar os competidores.
A demanda hoteleira é somada à compra de material para o evento e alimentos perecíveis como hortifruti e carnes, pois ambos serão adquiridos no município. Também há o consumo indireto, visto que durante o evento é comum que os pais e familiares viagem para acompanhar as crianças e fiquem por algum tempo na cidade, consumindo no comércio local e ocupando outros quartos de hotel.
— Três pontos foram decisivos para a escolha de Blumenau como sede. A tarifa de rede hoteleira, que é o nosso maior investimento. A qualidade das instalações esportivas e não esportivas, pois conseguimos concentrar as competições na Vila Germânica e no Sesi, o que é muito bom. E, claro, a vontade política, e neste momento a gente tem a união entre o Governo do Estado e a Prefeitura — destaca André Mattos.
Além do prefeito, também estiveram presentes na reunião desta terça-feira os representantes do Convention Bureau de Blumenau, da Fesporte e da Secretaria Municipal de Educação.
Continua depois da publicidade
Os representantes do COB devem permanecer em Blumenau durante a quinta e sexta-feira para visitar os locais de competição e hotéis que receberão os atletas, além da criação de um cronograma para definir questões operacionais. A comitiva deve voltar em junho, entre os dias 5 a 8, e depois no fim de agosto para ajustar os últimos detalhes antes do evento.