nsc
    nsc

    Falar Inspira Vida

    Documentário apresenta histórias de pessoas com depressão para ajudar a entender a doença

    Com narração de Zeca Camargo, programa faz parte do Movimento Falar Inspira a Vida, que vem requalificando a conversa sobre depressão 

    14/01/2021 - 14h25

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Documentário expõe os desafios de lidar de forma mais natural com a depressão
    (Foto: )

    A história de seis latino-americanos com depressão e a busca por meios mais inclusivos de falar sobre a doença são o tema central do documentário Existir & Resistir: O Desafio da Depressão, uma iniciativa apresentada pela Janssen Brasil, com estreia prevista para o dia 9 de dezembro, às 23h45, no canal Discovery e com exibição gratuita pelo site Discovery Brasil.

    Conviver com a depressão é a realidade de cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo (4,4% da população mundial), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a prevalência é um pouco maior que a média mundial: 5,5%, o que representa um total de 11,5 milhões de brasileiros. Em torno de 40% dos pacientes com depressão no país apresentam a versão resistente da doença – quando há falha em dois tratamentos no mesmo episódio em doses e tempo adequados. Atualmente, a depressão é considerada a principal causa de incapacidade no mundo e um dos principais transtornos mentais relacionados ao suicídio.

    Spoiler do bem: documentário apresenta histórias de pessoas com depressão para ajudar a entender a doença

    O tema depressão vem ganhando notoriedade nos últimos tempos e sendo discutido em diversas esferas – médica, acadêmica, social etc. No entanto, a doença ainda é associada à tristeza e ao desânimo. Ou, pior, muita gente acredita que a depressão é causada por fraqueza, por falta de força de vontade ou falta de fé, entre outros estigmas que pesam ainda mais no dia a dia de quem convive com o problema.

    Mudar o tom da conversa sobre depressão e tratar o assunto com mais naturalidade e afetividade, para que pessoas com depressão busquem ajuda especializada é a principal proposta do Movimento Falar Inspira a Vida, da Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson. Como parte das ações do Movimento, a Janssen apresenta produção do documentário Existir e Resistir: O desafio da depressão.

    O programa marca a estreia do jornalista Zeca Camargo como narrador, e propõe amplo debate sobre o assunto. A partir de relatos de seis pessoas que convivem com a depressão e que suas jornadas sem tabus, são apresentados os desafios no caminho de enfrentamento da depressão, como cada um deles encontrou formas de lidar com a condição e buscar ajuda qualificada.

     Documentário expõe os desafios de lidar de forma mais natural com a depressão
    (Foto: )

    O documentário traz, ainda, médicos e especialistas do Brasil, México, Argentina e Colômbia, que traçam um panorama para que o espectador entenda como o transtorno se manifesta e se desenvolve, além de oferecerem informações sobre pesquisas recentes e possibilidades de tratamento.

    — Além de explicar que a depressão é um transtorno biológico, que pode acometer pessoas de todos os perfis e idades, queremos mostrar como uma abordagem transparente contribui para que esses milhões de pacientes se sintam confortáveis em falar sobre o tema e, principalmente, engajem-se em buscar apoio médico. Para nós, que temos um sólido histórico na área de neurociências, esse projeto representa uma nova oportunidade de deixar um legado para a sociedade — explica Fabio Lawson, psiquiatra e Diretor Médico da Janssen.

    Documentário faz parte de movimento que propõe conversa aberta sobre depressão

    Lançado em setembro de 2020, o Movimento Falar Inspira a Vida, da Janssen Brasil, vem propondo uma mudança de tom ao se falar sobre depressão, quebrando tabus que costumam dificultar a busca por ajuda profissional e afastar pessoas com depressão do convívio social.

    >> Leia também:: Movimento “Falar Inspira a Vida” quer mudar tom da conversa sobre depressão

    Buscar conhecimento qualificado e falar abertamente sobre saúde mental é importante não somente para que as pessoas com depressão e outros transtornos sejam diagnosticadas precocemente e tratadas da maneira adequada, mas também contribui para uma sociedade mais empática e receptiva.

    Para saber mais sobre maneiras inclusivas de falar sobre depressão, conheça o Movimento Falar Inspira a Vida, e assista ao documentário Existir & Resistir: O Desafio da Depressão, uma iniciativa apresentada por Janssen Brasil, dia 9, às 23h45, no canal Discovery e com exibição gratuita pelo site Discovery Brasil.

    Serviço

    Documentário Existir e Resistir: O desafio da depressão

    Estreia: 09 de dezembro no Discovery Channel, a partir das 23h45.

    O conteúdo estará disponível também no Discovery.com e, no dia 10/12, a produção passa a integrar também o catálogo VOD das principais operadoras.

    Ficha técnica

    Existir e Resistir: O desafio da depressão é uma coprodução da Discovery e Mixer Films com o apoio da Janssen. Adriana Marques é produtora executiva e Rodrigo Astiz o diretor geral por parte da Mixer Films. Michela Giorelli, Adriana Cechetti e Sergio Zeigler supervisionam a produção pela Discovery Networks.

    Personagens que relatam suas histórias:

    Mauro Costa - Comerciante;

    Ana Carolina Oliveira - Estudante de medicina;

    Rodrigo Martins Leite - Psiquiatra do Hospital das Clínicas;

    Talytha Pugliesi - Modelo e atriz

    Rocio Garcia Rey - Doutora em Letras mexicana.

    Médicos e especialistas:

    Luciana Sarin - Psiquiatra da Escola Paulista de Medicina e da Unifesp

    Rodrigo Córdoba - Psiquiatra na Colômbia

    Ricardo Marcelo Corral, Psiquiatra na Argentina.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas