O jornalista Evaristo Costa foi internado na última sexta-feira (12) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da Inglaterra, onde mora, após complicações da doença de Crohn. Nas redes sociais, o apresentador compartilhou atualizações sobre seu estado de saúde e disse que foi diagnosticado há quatro anos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— O meu diagnóstico de Crohn é relativamente novo, descobri há 4 anos. Vê-se que ainda não aprendi como conviver e controlá-lo, mas chego lá! Sigo com minha resistência imunológica na “sola do pé” — escreveu o jornalista nas redes sociais.

O que é a doença de Crohn

A doença de Crohn é uma síndrome gastrointestinal crônica que, em geral, atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal. É considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino. A enfermidade pode acometer pessoas de qualquer idade, mas tem maior incidência entre pacientes de 20 a 30 anos.

A causa principal da doença é desconhecida, mas pode ser provocada pela desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. Fatores genéticos, ambientais, dietéticos ou infecciosos também podem estar envolvidos.

Continua depois da publicidade

Sintomas da doença de Crohn

  • Dor abdominal (geralmente no quadrante inferior direito) associada à diarreia;
  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Enfraquecimento por conta da dificuldade para absorver os nutrientes.

Veja nas fotos como está Evaristo Costa

Leia também

Os cinco jovens catarinenses na lista dos mais influentes do Brasil, segundo a Forbes Under 30

Empresário mata esposa dentro de apartamento em Itapema, diz polícia

“A força dele nos contagia sempre”, diz mãe do menino Gui, ativista com epidermólise bolhosa

Destaques do NSC Total