Depois de um sábado (29) de sol e calor, Santa Catarina espera uma mudança no tempo no domingo (30), quando sistemas que trazem chuva começam a ganhar força no Estado. Assim como foi nesta sexta-feira (28), quando temporais com granizo causaram estragos em algumas cidades catarinenses, há risco de ocorrências relacionadas às tempestades.

Continua depois da publicidade

O alerta foi feito pela Defesa Civil. Conforme os meteorologistas da instituição, entre esse domingo e segunda-feira (1º) o tempo volta a ficar instável, com condições para “temporais acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo”. O risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurrada.

No domingo, uma combinação de calor com áreas de baixa pressão favorece a formação de temporais isolados em todas as regiões, principalmente entre tarde e noite. A partir da madrugada de segunda-feira, a instabilidade continua.

No primeiro dia de dezembro, o que explicará o tempo fechado será uma frente fria associada a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul. A situação manterá a instabilidade por toda Santa Catarina ao menos até terça-feira (2).

Essa será a segunda virada no tempo no fim de semana. A primeira foi quando as chuvas que causaram transtornos em municípios na sexta deram lugar ao sol deste sábado. Ao que tudo indica, os próximos dias serão de “gangorra” no tempo.

Continua depois da publicidade