Foi no cenário da pandemia, de desafios e mudanças no mercado de trabalho e no mundo, que a então técnica do Hospital Universitário da UFSC e doutora em Farmácia, Manoela Lira, decidiu seguir um novo caminho. A partir da identificação de um problema — a dificuldade em encontrar serviços de limpeza de forma rápida, segura e eficiente — ela e o marido, que se tornou sócio, criaram a AHOY!, startup que hoje oferece oportunidades de trabalho para mais de 3 mil pessoas, sendo 97% delas mulheres.

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— Naquele momento, eu estava entrando na licença-maternidade e decidi transformar essa ideia em algo concreto. Desenvolvi um protótipo inicial no PowerPoint mesmo, simulando em cada slide a jornada do cliente e desenhando como eu imaginava que o aplicativo deveria funcionar. Quando decidi mergulhar de vez na jornada empreendedora, percebi que era necessário abraçar a oportunidade e ir aprendendo no caminho a melhor forma para se desenvolver — relembra Manoela.

A ideia da plataforma criada por Manoela é conectar profissionais de limpeza a clientes que buscam serviços de faxina, de uma forma facilitada e segura. A empresa busca ainda fomentar a empregabilidade feminina, levando independência financeira, crescimento profissional e inserção em um mercado que nem sempre oferece condições justas ou acessíveis às profissionais, afirma.

Manoela conta que sempre teve vontade de empreender, mas que a jornada tem sido desafiadora, ainda que gratificante. Entre os principais desafios, garantir que os negócios não afetariam a união de quase 21 anos com o marido e abrir a startup prestes a entrar em licença-maternidade para ter a primeira filha.

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Além disso, com uma trajetória focada na área da saúde, precisou se especializar e buscar conhecimentos em contabilidade, direito, recursos humanos e outras áreas necessárias para gerir um negócio.

Empreendedora abriu negócio durante licença-maternidade

— Ao mesmo tempo, vivia o intenso mundo da maternidade, conciliando a amamentação, as noites mal dormidas e, ainda, o luto pela perda de um tio e grande amigo. Com o tempo, aprendi que sucesso e fracasso não são caminhos opostos, mas sim partes de uma mesma estrada e que é muito importante atravessar por todas elas — conta.

Entre as estratégias adotadas para a profissionalização do negócio estão a busca por apoio de programas de capacitação oferecidos pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e pelo Sebrae-SC.

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O Sebrae conta com um programa específico para mulheres empreendedoras, chamado Sebrae Delas. Somente em 2024, o programa fez mais de 150 mil atendimentos, com trilhas de desenvolvimento, palestras, encontros e o lançamento do aplicativo Sebrae Delas Rede de Negócios. A iniciativa busca incentivar ideias e negócios liderados por mulheres, valorizando e profissionalizando o empreendedorismo feminino.

Estratégias para tornar mercado mais inclusivo

Com o início em um momento incerto, em que muitas mulheres foram demitidas e buscavam novas oportunidades, a startup AHOY! surgiu com a intenção de ampliar as oportunidades para mulheres no mercado de trabalho, especialmente no setor de serviços de limpeza, explica Manoela.

Para além disso, hoje busca também reduzir as dificuldades encontradas pela própria Manoela em sua trajetória e por tantas outras mulheres trabalhadoras.

— Dentro da nossa empresa, valorizamos a escuta ativa das nossas profissionais, garantindo um ambiente onde suas vozes são ouvidas e onde estamos sempre em busca de melhorias para tornar nossa plataforma mais inclusiva e inovadora. Nosso modelo de negócio se diferencia por ter uma das menores taxas de mediação do mercado. Ao invés de lucrarmos sobre cada serviço individualmente, adotamos um sistema em que ficamos com uma pequena porcentagem de um montante, tornando a experiência mais justa para as profissionais — detalha a empresária.

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Ainda, entre outras medidas adotadas pela startup estão a autonomia e flexibilidade por parte das profissionais em suas jornadas de trabalho, com a escolha de horários e local de atuação conforme o interesse das prestadoras de serviço.

— Já apoiamos inúmeras mulheres imigrantes que não encontravam uma forma de oferecer seu trabalho, mulheres mais velhas que enfrentavam dificuldades para se recolocar no mercado e mães que precisavam de uma oportunidade flexível, compatível com seus horários e responsabilidades familiares — afirma Manoela.

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

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