A fiscalização das praias de Florianópolis tem sido feita com drones durante este verão. Os equipamentos, da Secretaria de Segurança e Ordem Pública da Capital, são mais uma medida para intensificar a ação contra irregularidades.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
As operações ocorrem diariamente, e servem para identificar tendas de guarda-sol e cadeiras montadas antecipadamente, restaurantes e bares que ocupam espaço excessivo na areia e pessoas que tentam fazer instalações permanentes para vender produtos.
Quando as irregularidades são identificadas, os operadores dos drones encaminham as imagens aos fiscais, que fazem a notificação, usando a gravação ou indo até o local para aplicar multa e interromper a prática.
— Temos uma equipe preparada para realizar as fiscalizações usando diversos meios. Os drones são mais uma forma que utilizamos para combater irregularidades e fazer com que o verão em Florianópolis seja bastante agradável para moradores e turistas — destaca Araújo Gomes, secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Regras para ocupação da faixa de areia
A ocupação da faixa de areia das praias da Capital tem regras fixadas por um decreto. Ele cita, por exemplo, que os estabelecimentos não podem ocupar, com mesas, cadeiras ou guarda-sóis, mais da metade da faixa de areia, e isso depende de uma autorização prévia.
O texto também proíbe a cobrança, pelos estabelecimentos comerciais, pelo uso dos equipamentos colocados na faixa de areia e a reserva de espaço mediante exigência de pagamento ou consumação.
Leia mais
Entenda por que o mar da Ilha do Campeche, em Florianópolis, é tão cristalino
Saiba quais as praias mais buscadas para a temporada em Florianópolis
As praias mais acessíveis para ir de ônibus em Florianópolis