Famosa por suas praias, Florianópolis vem se consolidando cada vez mais como um dos destinos favoritos dos brasileiros. Nesta temporada, a prefeitura estima que 3 milhões de turistas passem pela Ilha, 1 milhão a mais do que no ano passado.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Em relação aos preços, a temporada de 2023 deve manter os valores do ano passado. A previsão para dezembro é que a hospedagem média custe R$ 325,40, conforme dados da Secretaria de Estado do Turismo.

A seguir, o NSC Total reúne as praias mais buscadas por turistas, com base em uma pesquisa nas plataformas de hospedagem, nas maiores buscas do Google e em informações do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci SC).

As praias mais buscadas para aluguel em Florianópolis

Ingleses

Praia dos Ingleses, em Florianópolis
Praia dos Ingleses, em Florianópolis, é a mais buscada para temporada em Florianópolis (Foto: Leonardo Sousa/PMF)

O Norte de Florianópolis é, de longe, a região mais buscada para hospedagem no verão. A praia dos Ingleses conta com infraestrutura completa que inclui mercados, postos de gasolina, bancos, bares e restaurantes. Não à toa, quando o assunto é hospedagem de temporada em Florianópolis, o bairro aparece como o mais pesquisado no Google.

Continua depois da publicidade

— Ingleses é um bairro muito populoso, então tem muita oferta de imóveis. O norte dos Ingleses tem, nos últimos anos, em torno de 2 mil unidades disponíveis para locação — detalha Marco Aurélio Lievore Martins, corretor de imóveis e conselheiro regional no Creci SC.

A beira da praia é extensa e inclui pedras, dunas e uma faixa de areia recém alargada. Também há atrativos como quiosques e bares próximos, que oferecem mesas com guarda-sol, e grande circulação de vendedores ambulantes. 

Canasvieiras

Praia de Canasvieiras
Canasvieiras conta com centrinho movimentado (Foto: Leonardo Sousa, PMF)

Depois dos Ingleses, Canasvieiras é o destino mais buscado, e pelos mesmos motivos. O diferencial é o centrinho do bairro, que reúne sorveterias, lojas e comércios diversos, principalmente à noite. 

A praia também teve a faixa recém alargada e costuma ser movimentada. Do trapiche de Canasvieiras, costuma sair o famoso passeio de Barco Pirata.

Continua depois da publicidade

Jurerê

Alargamento da faixa de areia em Jurerê está atrasado (1)
Alargamento da faixa de areia em Jurerê era previsto para começar em setembro (Foto: Reprodução, Globoplay)

Outro destino badalado da Capital é Jurerê, que também conta com infraestutura completa. A beira da praia, porém, vem sofrendo com o avanço do mar na faixa de areia, o que dificulta a permanência e circulação de banhistas. Há planos de alargamento por parte da prefeitura, assim como ocorreu em Ingleses e Canasvieiras.

Outras opções no Norte da Ilha

Praia Cachoeira do Bom Jesus
Cachoeira do Bom Jesus fica no Norte de Florianópolis (Foto: Leonardo Sousa, PMF)

Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus e Lagoinha do Norte ficam nas imediações e também são bastante procuradas na temporada. Por não contarem com tanta infraestrutura, são ideais para quem busca uma estadia mais pacata e pode se deslocar até Ingleses, Canasvieiras e Jurerê. O mar é sem ondas, ideal para crianças.

Outra boa opção para quem busca mais contato com a natureza é a praia da Daniela.

— Daniela é um reduto mais tranquilo, porém não tem tanta estrutura. São mais casas, não tem muitos apartamentos — explica o conselheiro do Creci SC, Marco Aurélio.

Barra da Lagoa

Continua depois da publicidade

Saindo do Norte, outro destino que tem crescido nos últimos anos é a Barra da Lagoa, no Leste. Para acessar a localidade de carro, pode haver congestionamentos, mas a praia compensa pela grande quantidade de atrativos.

Além da praia maior, onde é possível encontrar restaurantes e bares, a Barra da Lagoa também tem a “prainha”, acessível por uma pequena trilha; um canal onde trabalham pescadores; trilhas para outras praias e piscinas naturais, em meio a pedras. Em dias de chuva, lá também é possível visitar a Fundação Projeto Tamar, onde vivem tartarugas marinhas.

O local é um tradicional reduto de pescadores e não é tão movimentado quanto o Norte. Portanto, é ideal para quem busca mais tranquilidade, em meio à natureza.

Campeche

Ilha do Campeche
Ilha do Campeche é bastante procurada em Florianópolis (Foto: Divulgação/PMF)

Indo para o Sul de Florianópolis, o Campeche vem crescendo nos últimos anos e conta com infraestrutura completa. A praia é extensa e tem um mar mais frio e agitado, portanto costuma reunir menos turistas. Para quem busca mais tranquilidade ou pratica surf, é o local ideal.

Continua depois da publicidade

De frente para a praia do Campeche, a Ilha do Campeche (chamada de “Caribe catarinense”) é um dos destinos mais procurados em Florianópolis. Além da praia com mar azul, também são oferecidas caminhadas ecológicas guiadas no local para conhecer mais sobre a história de Santa Catarina.

Leia também

Como e quando é possível visitar a Ilha do Campeche, o “Caribe catarinense”

Alargamento da faixa de areia em Jurerê, em Florianópolis, está atrasado

Principais praias de SC passam por força-tarefa para receber turistas para a temporada de verão 2023/2024

Destaques do NSC Total