No intervalo de uma semana, duas jararacas foram encontradas dentro de uma loja de bicicletas no bairro Barra do Rio Molha, em Jaraguá do Sul. Funcionários do local acionaram a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) para fazer o resgate das cobras venenosas.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O biólogo Gilberto Duwe conta que a primeira ocorrência foi registrada no dia 12 de julho e a segunda, sete dias depois. Na primeira vez, a serpente estava na parte externa do estabelecimento e os trabalhadores conseguiram contê-la com uma cestinha de bicicleta até a chegada do resgate. Da segunda vez, acionaram diretamente a Fujama.
Há duas semanas, uma terceira jararaca já havia aparecido em uma plantação de aipim, no bairro Vila Nova. O agricultor estava carpindo quando viu o animal dormindo embaixo de um pedaço de madeira.
Duwe explica que, no geral, não é comum que cobras aparecem durante o inverno, já que possuem sangue frio e tendem a ficar em repouso por conta do clima. No entanto, em dias de mais calor, há possibilidade de deixarem seus esconderijos em busca de comida.
Continua depois da publicidade
— Por isso as pessoas devem ter o cuidado e atenção ao mexer em quintais e jardins, acumulados de materiais perto de casa em todas as épocas do ano. Porque, pelo fato de ser uma época menos propícia para o aparecimento de cobras, não quer dizer que não vá aparecer — alerta o biólogo.
As serpentes capturadas foram soltas em área de mata, distante de casas e demais estabelecimentos.
O que fazer ao encontrar uma cobra?
Caso uma cobra apareça, a orientação é de que o morador mantenha a calma, evite contato com a cobra e prenda cães e gatos, por segurança dos animais domésticos e dos silvestres.
Em seguida, peça auxílio dos órgãos municipais responsáveis pelo resgate.
- Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
- Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
- Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
- O telefone da Fujama, em Jaraguá do Sul, é (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Morador encontra cobra de 1,5 metro em quarto de ferramentas em Jaraguá do Sul; veja o resgate
Mulher pega no sono e acorda com cobra sobre o pé em Jaraguá do Sul; veja fotos
Biólogo encontra cobra-de-duas-cabeças no quintal de casa em Jaraguá do Sul