Há cerca de dois meses, a Meta anunciou que passaria a exibir propaganda no WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens mais usado no Brasil e em boa parte do mundo. No entanto, os usuários ainda não perceberam a mudança e muitos estão em dúvida de como isso deve ocorrer e como vai afetar o dia a dia das conversas com seus contatos e grupos.

Continua depois da publicidade

Mas a verdade é que, por enquanto, a iniciativa da Meta não “pegou”. A ideia da empresa é implementar o modelo de publicidade na aba atualizações, ou status, dos usuários. O espaço funciona de forma semelhante aos stories do Instagram e não é onde as pessoas trocam mensagens de forma habitual.

Leia mais

Quanto deve custar o iPhone 17

Portanto, pelo menos por enquanto, os usuários do WhatsApp não serão bombardeados com anúncios indesejados dos mais diversos, assim como vemos em outras plataformas, como o próprio Instagram e Facebook.

Continua depois da publicidade

– Nada muda nos chats pessoais, que permanecem criptografados de ponta a ponta e não são usados para anúncios – disse a Meta, em nota.

A aba atualizações é utilizada por 1,5 bilhão de pessoas ao redor do mundo, segundo a Meta, e entre uma foto e outra, um vídeo e outro as publicidades devem aparecer. Mas por enquanto, pouco ou nada se viu. A intensão da novidade é fazer com que as pessoas possam ter contato mais fácil com marcas e empresas as quais têm interesse.