O dia 17 de fevereiro será marcado por um raro evento astronômico: um Eclipse Solar Anular vai gerar um anel de fogo no céu, que será visível na Antártida e em algumas ilhas do Oceano Índico. Vai ser o primeiro eclipse de 2026.
Continua depois da publicidade
Algumas regiões da América do Sul, especialmente da Argentina e do Chile, e parte da chamada África Austral vão poder contemplar o fenômeno de forma parcial. O eclipse solar e o chamado anel de fogo não serão visíveis no Brasil.
Um Eclipse Solar ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando parte da luz que chega ao nosso planeta, projetando uma grande sombra na nossa superfície e causando efeitos visuais no céu.
No caso do chamado Eclipse Solar Anular, a Lua está no ponto mais distante da Terra (apogeu), e não cobre totalmente o Sol, deixando que a luz “escape” nas extremidades, formando uma círculo redondo e iluminado – efeito que, visualmente, se assemelha a um anel, por isso o nome popular de “anel de fogo”.
Eclipse vai transformar o dia em noite em 2027
No dia 2 de agosto de 2027, teremos o maior Eclipse Solar do século e que vai transformar o dia em noite por mais de seis minutos em diversas regiões do planeta. Fenômenos dessa categoria costumam durar cerca de dois minutos.
Continua depois da publicidade
Será um Eclipse Solar Total, quando a Lua cobre toda a luz que vem do Sol. Países como Espanha, Marrocos, Egito, Sudão e Arábia Saudita vão acompanhar 100% fenômeno. O evento, porém, não será visível no Brasil ou em qualquer parte da América do Sul.
Eclipse Lunar em março
Um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano de 2026 vai acontecer no dia 3 de março. Será o Eclipse Lunar Total, que ocorre quando a sombra da Terra projetada pelo Sol encobre toda a superfície da Lua, fazendo com que ela apareça em tons laranjas ou avermelhados no céu noturno – efeito conhecido como Lua de Sangue.
O eclipse será visível em praticamente todo o planeta, com visibilidade ainda melhor para o Hemisfério Sul e regiões como o leste da América do Norte.
Continua depois da publicidade





