O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) defendeu, na quinta-feira (8), o nome do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como nome ideal para disputar as eleições presidenciais de 2026 ao falar sobre a pré-candidatura do irmão, Flávio Bolsonaro (PL). Em uma publicação na rede social X (ex-Twitter), ele afirmou que “o certo mesmo seria Jair Bolsonaro ser o candidato a presidente”.

Continua depois da publicidade

Entretanto, Eduardo, que teve o mandato de deputado federal cassado pela Câmara no final de 2025, afirmou que “eleger Flávio Bolsonaro será uma maneira de bypassar este regime”. A fala faz referência à declarações da família Bolsonaro sobre perseguição aos políticos de direita, principalmente em relação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, alvo de críticas da família.

Moraes é citado na postagem quando Eduardo afirma que o ministro não estará na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2026, o que proporcionará “eleições limpas, justas e transparentes”.

Leia o que Eduardo Bolsonaro publicou

Continua depois da publicidade

Flávio Bolsonaro anunciou pré-candidatura ainda em 2025

Em dezembro, Flávio Bolsonaro anunciou que foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que seja candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.

Ao anunciar a decisão de Bolsonaro, Flávio afirmou que recebeu com “grande responsabilidade” a escolha do pai. Segundo ele, o senador não se conformará “ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo”.

Dias depois, Flávio afirmou que a pré-candidatura era “irreversível” e que não pretendia voltar atrás na decisão.

Os 10 passos que levaram à prisão de Jair Bolsonaro

Continua depois da publicidade