O vereador Egídio Beckhauser é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau. A eleição da mesa diretora ocorreu na noite desta sexta-feira (1º), após a cerimônia de posse do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e dos 15 vereadores eleitos nas Eleições 2020.
Continua depois da publicidade
> MP recorre à Justiça e diz que ocupação hoteleira vai prejudicar volta às aulas
Após um longo período de articulação, Egídio foi eleito com a maioria dos votos na sessão desta sexta-feira por oito votos a sete. O nome dele já vinha sendo cogitado em articulações parlamentares nas últimas semanas. A vice-presidência ficará com Silmara Silva Miguel. Egídio e Silmara estão no primeiro mandato como vereador.
Embora tenha integrado a coligação que ajudou a eleger Hildebrandt, Egídio afirma que a chapa seguirá uma linha de independência em relação ao Executivo. Antes de se eleger vereador, ele atuou como presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD).
O primeiro-secretário será Almir Vieira (PP), reeleito nas eleições de novembro. O cargo de segundo-secretário será de Aílton de Souza, o Ito (PL). A mesa diretora tem mandato de dois anos, até o final de 2022.
Continua depois da publicidade
A chapa vencedora teve os votos de: Adriano Pereira (PT), Ito de Souza (PL), Almir Vieira (PP), Bruno Cunha (Cidadania), Alemão da Alumetal (PSL), Egidio Beckhauser (Republicanos), Emanuel Tuca dos Santos (Novo), Silmara Silva Miguel (PSD).
Além da chapa vencedora, o vereador Marcelo Lanzarin (Podemos) liderou um grupo de candidaturas avulsas à mesa diretora, que recebeu sete votos: Alexandre Matias (PSDB), Cristiane Loureiro (Podemos), Gilson de Souza (Patriota), Jovino Cardoso (Solidariedade), Marcelo Lanzarin (Podemos), Marcos da Rosa (DEM) e Mauricio Goll (PSDB).
> Mega da Virada: apostas de Santa Catarina entre as premiadas na edição especial
Câmara de Blumenau | Mesa diretora
Presidente: Egídio Beckhauser (Republicanos)
Vice-presidente: Silmara Silva Miguel (PSD)
Primeiro-secretário: Almir Vieira (PP)
Segundo-secretário: Aílton de Souza, o Ito (PL)