As eleições presidenciais em Portugal serão decididas em segundo turno pela primeira vez em 40 anos com o candidato da extrema direita, André Ventura, e o candidato socialista António José Seguro. A votação em primeiro turno aconteceu neste domingo (18), com a ida de cerca de 11 milhões de portugueses às urnas. Com informações do g1.

Continua depois da publicidade

O fechamento das urnas aconteceu às 19h no horário local. António José Seguro teve 31,14% dos votos e André Ventura teve 23,48% O candidato João Cotrim Figueiredo, de centro-direita, teve 15,99% dos votos, e ficou fora do segundo turno.

Em pronunciamento, Ventura afirmou que está pronto para enfrentar o segundo turno. Já Seguro afirmou que vê como importante o debate político centrado nas propostas e nos portugueses.

“Hoje, com a nossa vitória, venceu a democracia, e voltaremos a ganhar no dia 8 de fevereiro. Convido todos os democratas e progressistas a se unirem na luta contra o ódio e a discriminação”, disse Seguro.

Agora, as eleições serão decididas no dia 8 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Semipresidencialista

Em Portugal, o modelo de governo é o semipresidencialista. Isso quer dizer que o presidente da República é o chefe de Estado e exerce funções cerimoniais, além de comandar as Forças Armadas, enquanto o comando do governo é feito pelo primeiro-ministro.

Quem ocupa o cargo atualmente é Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal desde 2015.