nsc
dc

Política

Eleições 2018: confira quais documentos levar no dia da votação

Primeiro turno das eleições neste ano ocorrerão dia 7 de outubro

20/09/2018 - 05h24

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

Para votar é preciso comprovar a identidade e, entre os documentos que o eleitor pode levar no dia da eleição, estão a carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, CNH e até o certificado de reservista. O título de eleitor não é um documento obrigatório para votar, no entanto, nele constam informações importantes como a zona eleitoral e a seção onde o eleitor deve votar. Lembrando ainda que, se o eleitor for apenas justificar o voto, o número do título é indispensável para preencher a justificativa.

Este ano, com o cadastramento biométrico, há uma novidade: o aplicativo e-Título. Ao todo são 3,2 milhões de eleitores cadastrados biometricamente, o que representa 63,44% do eleitorado catarinense. Para todos os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico é possível baixar o e-Título e, nesse caso, é dispensável a apresentação de um documento oficial de identificação no dia da votação. Isso porque o documento digital já traz a imagem do eleitor para que os mesários possam fazer a identificação.

Já os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico também podem utilizar o e-Título, mas neste caso precisam levar um documento de identificação com foto no dia da votação. Se o eleitor fez o cadastramento biométrico e não quer levar o título impresso ou baixar o e-Título, basta apresentar um documento de identificação com foto.

Como baixar o e-Título

Para acessar o documento digital, o eleitor precisa baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store. Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

Lista das cidades com eleição 100% biométrica

Em 233 municípios de Santa Catarina as eleições serão híbridas. Já nas 62 cidades que passaram pela revisão do eleitorado com cadastramento biométrico obrigatório as eleições serão 100% com identificação biométrica. Esses 62 municípios são:

Águas Mornas

Alfredo Wagner

Anchieta

Angelina

Anitápolis

Antônio Carlos

Balneário Camboriú

Balneário Piçarras

Biguaçu

Blumenau

Bom Retiro

Botuverá

Braço do Trombudo

Brusque

Camboriú

Campo Erê

Coronel Martins

Corupá

Cunha Porã

Ermo

Florianópolis

Galvão

Garuva

Governador Celso Ramos

Guabiruba

Ibiam

Imaruí

Itajaí

Itapoá

Jaraguá do Sul

Joinville

Jupiá

Lajeado Grande

Mafra

Major Gercino

Marema

Nova Trento

Novo Horizonte

Palhoça

Palmitos

Papanduva

Passos Maia

Paulo Lopes

Penha

Pescaria Brava

Pinhalzinho

Pinheiro Preto

Ponte Serrada

Quilombo

Rancho Queimado

Romelândia

Santiago do Sul

Santo Amaro Da Imperatriz

São Bonifácio

São Domingos

São João Batista

São José

São Pedro De Alcântara

Tangará

Trombudo Central

Turvo

Vargeão

Leia mais notícias sobre as Eleições 2018

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas