nsc
    dc

    Eleições 2020

    e-Título tem erro e fica fora do ar durante eleições 2020; saiba o que fazer

    Eleitores apontam problemas no aplicativo e-título. TSE alega "excesso de acesso"

    15/11/2020 - 09h32 - Atualizada em: 15/11/2020 - 10h20

    Compartilhe

    Por Folhapress
    e-titulo-problemas-eleicoes-2020
    Aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral
    (Foto: )

    Eleitores têm relatado problemas para acessar o e-título, aplicativo que substitui o título de eleitor na hora da votação, neste domingo, dia 15. Um dos problemas mencionados é quando o eleitor tenta concluir o cadastro e aparece a seguinte mensagem: "Desculpe! Algo saiu errado com sua solicitação. Pedimos a gentileza de tentar acessar este serviço dentro de alguns minutos. Caso o problema persista, verifique sua conexão com a internet".

    Também há relatos de problemas na hora de justificar o voto pelo aplicativo.

    > Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

    Segundo a assessoria Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a área técnica do tribunal informou que pode haver instabilidade momentânea no uso do e-título em razão do "excesso de acessos".

    - Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos. Até as 8h30min deste domingo, cerca de 400 mil eleitores já justificaram ausência pelo aplicativo - diz o TSE.

    > Eleições 2020: saiba como consultar o número do Título de Eleitor

    - Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e o aplicativo faz a verificação por georreferenciamento. Além do aplicativo, a Justiça Eleitoral tem ainda o Tira-Dúvidas Eleitoral que permite consulta a local de votação e outros serviços.

    > Já definiu seu voto? Veja a lista de candidatos na sua cidade

    Como justificar sem o e-Título?

    Com a instabilidade do aplicativo digital, quem precisa justificar deve recorrer a métodos alternativos. O TSE indica que o eleitor deve preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).

    Neste caso, o eleitor consegue acessar o RJE gratuitamente na página do TSE, nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento ao eleitor), nas páginas da Justiça Eleitoral na internet e, neste domingo, nos locais de votação ou de justificativa, e em outros locais previamente autorizados.

    > Eleições 2020 em SC: Tudo o que você precisa saber sobre o domingo de eleições

    Em Santa Catarina, o eleitor pode tirar dúvidas com o Disk eleitor, pelo telefone 0800-647-3888. Esse serviço fica à disposição até as 18h deste domingo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas