
Fique ligado!
Eleição está marcada para outubro do ano que vem e vai eleger presidente, governador, deputados e senadores
Nas Eleições 2022, os brasileiros irão às urnas para escolher presidente, governador, deputados e senadores. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro. Já o segundo, se necessário, deve acontecer no dia 30 do mesmo mês. A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que mais de 145 milhões de eleitores participem do pleito.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os partidos têm de seguir um cronograma ao longo do ano que vem, disposto na Lei das Eleições. Nele estão estabelecidos os prazos para a realização de convenções e anúncio das candidaturas. A oficialização dos candidatos deverá acontecer apenas em 2022.
Para votar é necessário ter o título de eleitor. Com a pandemia, o documento pode ser solicitado on-line por meio do sistema TítuloNet. É preciso fornecer dados de identificação e anexar fotos. O prazo para emissão é de oito dias úteis.
Para ajudar com dúvidas sobre as Eleições 2022, o Diário Catarinense listou as principais datas, prazos e questões sobre o assunto.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro de 2022. O segundo, se houver, deve acontecer no dia 30 do mesmo mês.
Nas eleições gerais de 2022 os brasileiros vão eleger presidente, governador, deputados estaduais e federais e senadores.
Ter um título de eleitor é obrigatório para os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70. O voto é facultativo para adolescentes a partir dos 16 anos, para idosos com mais de 70 e também analfabetos.
> Eduardo Leite articula apoio do PSDB em SC e fala em "atacar problemas e não pessoas"
Deve-se fazer o título de eleitor, a transferência de local de votação, alteração ou regularização em um prazo de até 150 dias antes da eleição.
Quem não justificar a ausência nas eleições dentro do prazo estipulado pelo TSE terá de pagar multa para regularizar a situação.
O cadastramento biométrico está suspenso em razão da pandemia do coronavírus.
As convenções partidárias podem ser realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto de 2022. Até 10 dias após o prazo final para a realização das convenções, os partidos políticos devem apresentar o requerimento de registro de candidatos.
Antídio Lunelli é o nome do MDB para o governo de SC nas Eleições 2022
Eduardo Leite articula apoio do PSDB em SC e fala em "atacar problemas e não pessoas"
Entre Doria e Eduardo Leite, tucanos de SC ficaram no muro
Luciano Hang admite hipótese de concorrer ao Senado em 2022