As Eleições 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro, o primeiro turno, e para 30 de outubro, no segundo turno. Até os dias de votação, pesquisas eleitorais medem a preferência dos catarinenses na escolha para uma vaga de senador, governador e presidente da República. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Para saber como está o cenário das eleições neste ano, a NSC Comunicação encomendou pesquisas eleitoras sobre as disputas. Nesta eleição, os levantamentos encomendados pela NSC Comunicação estão a cargo do Ipec, criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Em 2022, temos o maior número de candidatos dos últimos 40 anos. Esta é a 11ª disputa eleitoral desde o retorno das eleições diretas para governador, em 1982. 

Continua depois da publicidade

Confira o que dizem as pesquisas eleitoras Ipec/NSC para as Eleições 2022

Pesquisa para Governo de Santa Catarina – 30/9

A terceira pesquisa eleitoral feita pelo Ipec em Santa Catarina, contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (30), indica um cenário de segundo turno na disputa pelo governo do Estado com os candidatos Jorginho Mello (PL), que tem 29% dos votos válidos, e Carlos Moisés (Republicanos), com 23%. Os dois estão empatados no limite da margem de erro do levantamento, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e não são alcançados por nenhum outro candidato.

Confira a terceira pesquisa eleitoral da NSC Comunicação na íntegra

Pesquisa para 2º turno do Governo de Santa Catarina – 30/9

A terceira pesquisa Ipec para o governo de SC contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (30) avaliou possíveis disputas de segundo turno na eleição estadual. A pesquisa considerou os 10 cenários possíveis envolvendo os cinco candidatos que somaram dois dígitos na segunda pesquisa do instituto na corrida para o governo do Estado, divulgada em 20 de setembro.

Acesse a terceira pesquisa eleitoral da NSC Comunicação na íntegra

Pesquisa para Presidência da República – 30/9

A vantagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre Lula (PT) aumentou nas intenções de voto de eleitores de Santa Catarina para a Presidência da República nas Eleições 2022. A segunda pesquisa Ipec contratada pela NSC Comunicação, divulgada nesta sexta-feira (30), questionou aos entrevistados de SC em quem eles votariam para presidente caso a eleição fosse hoje.

Leia aqui a terceira pesquisa eleitoral da NSC Comunicação na íntegra

Pesquisa para o Senado – 30/9

A terceira pesquisa eleitoral do instituto Ipec contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (30) mostra novamente o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) na dianteira da corrida para o Senado nas Eleições 2022 em Santa Catarina. O candidato tem 31% dos votos válidos. O resultado, no entanto, é seis pontos percentuais menor do que os 37% obtidos por ele na pesquisa anterior, divulgada em 20 de setembro.

Continua depois da publicidade

Colombo segue à frente na disputa para o Senado; Seif é o segundo

Pesquisa para Governo de Santa Catarina – 20/9

A segunda pesquisa eleitoral feita pelo instituto Ipec em Santa Catarina, contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (20), mostra empate entre os candidatos Moisés (Republicanos) e Jorginho Mello (PL), ambos com 20% das intenções de voto.

Confira os dados na íntegra da segunda pesquisa Ipec/NSC para Governo do Estado

Pesquisa para 2º turno do Governo de Santa Catarina – 20/9

A segunda pesquisa Ipec para o governo de SC contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (20) simulou também cenários caso a eleição vá para o segundo turno no Estado. Foram analisados três possíveis cenários para a disputa com os candidatos que atingiram dois dígitos das intenções de voto na primeira pesquisa Ipec, divulgada em 23 de agosto.

Veja os dados na íntegra da simulação de 2º turno da pesquisa Ipec/NSC para o Governo de SC

Pesquisa para Presidência da República – 20/9

O presidente Jair Bolsonaro (PL) continua com vantagem sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto de eleitores de Santa Catarina para a Presidência da República nas Eleições 2022. Os dados constam na segunda pesquisa Ipec contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (20).

Acesse a segunda pesquisa Ipec/NSC para presidente da República

Pesquisa para Senado – 20/9

A segunda pesquisa eleitoral do Ipec contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (20) mostra o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) novamente à frente na corrida para o Senado nas Eleições 2022 em Santa Catarina. O levantamento aponta o candidato com os mesmos 26% das intenções de voto obtidas por ele na primeira pesquisa, divulgada em 23 de agosto.

Continua depois da publicidade

Confira os dados da segunda pesquisa Ipec/NSC para o Senado

Pesquisa para Governo de Santa Catarina – 23/8

O atual governador Carlos Moisés (Republicanos) aparece à frente na corrida das Eleições 2022 com 23% das intenções de voto na primeira pesquisa eleitoral feita pelo Ipec em SC, contratada pela NSC Comunicação. Em segundo lugar está Jorginho Mello (PL), com 16%, seguido por Esperidião Amin (PP), com 15%. Os dois candidatos estão em empate técnico na segunda colocação devido ao intervalo da margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais para mais ou menos.

Confira os dados na íntegra da primeira pesquisa Ipec/NSC para Governo do Estado

Pesquisa para Presidência da República – 23/8

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente de Lula (PT) nas intenções de voto de eleitores de Santa Catarina para a Presidência da República nas Eleições 2022. A pesquisa Ipec contratada pela NSC Comunicação que ouviu catarinenses sobre a preferência para a disputa ao governo de SC e ao Senado também questionou a eles em quem votariam para presidente se a eleição fosse hoje.

Acesse a primeira pesquisa Ipec/NSC para presidente da República

Pesquisa para Senado Federal – 23/8

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) aparece à frente na corrida para o Senado nas Eleições 2022, segundo pesquisa eleitoral do Ipec contratada pela NSC Comunicação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (23). Segundo levantamento, ele tem 26% das intenções de voto, seguido por Dário Berger (PSB), com 9%, e Celso Maldaner (MDB), com 7%.

Veja a primeira pesquisa Ipec/NSC para o Senado em SC

Avaliação do Governo Moisés – 23/8

A administração do governador Carlos Moisés (Republicanos) é avaliada como ótima ou boa para 35% dos eleitores de Santa Catarina e ruim ou péssima para 23%. Os dados são da pesquisa Ipec contratada pela NSC Comunicação para medir a intenção de votos dos catarinenses nas Eleições 2022 e a avaliação dos governos estadual e federal.

Continua depois da publicidade

Confira a pesquisa Ipec/NSC na íntegra com a avaliação do governo Moisés

Avaliação do Governo Bolsonaro – 23/8

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é considerado ótimo ou bom para 48% dos eleitores de Santa Catarina e ruim ou péssimo para 30%. Os dados constam na pesquisa Ipec contratada pela NSC Comunicação para medir a intenção de votos dos catarinenses e a avaliação dos governos estadual e federal.

Confira a pesquisa Ipec/NSC na íntegra com a avaliação do governo Bolsonaro

Saiba tudo sobre as Eleições 2022

Em vídeo, mostramos tudo o que você precisa saber para votar nas Eleições 2022. Mostramos ainda quais são os cargos em disputa e os dados que mostram a relevância dessa votação para a democracia do país. 

Como saber onde votar?

Para saber o local de votação e onde votar, o eleitor pode consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e o aplicativo e-Título. As ferramentas permitem consultar números do título de eleitor, zona eleitoral e endereço da seção de votação.

Quem não tiver o número do documento, basta indicar o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. A ferramenta de consulta está disponível desde as eleições de 2014. 

Continua depois da publicidade

O que levar para votar?

Para eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, é necessário primeiro saber o que levar para votar nas Eleições 2022. Para isso, o eleitor tem diferentes maneiras de se identificar junto aos mesários e garantir o direito ao voto: com o título de eleitor, com o documento oficial com foto ou através do e-título, aplicativo que traz informações como número do título, situação eleitoral e local de votação.

Leia também

Lista de doadores de campanha em SC tem bilionário da Forbes e empresários da indústria

Candidatos de SC com “Bolsonaro” ou “Lula” no nome da urna têm problemas no TRE

O que candidatos ao governo de SC propõem em resposta à crise climática?

Destaques do NSC Total