nsc

    Eleitores catarinenses já fizeram 118 denúncias de propaganda irregular ao TRE

    06/09/2018 - 11h26

    Compartilhe

    Por Redação CBN Diário

    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já recebeu 118 denúncias feitas por eleitores de suposta propaganda eleitoral. Os casos são analisados e, se houver procedência, levados adiante Ministério Público Eleitoral.

    Nesta campanha, o eleitor ganhou uma ferramenta para denunciar abusos: o aplicativo Pardal, disponível para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS. O objetivo é colocar os cidadãos como fiscais do processo eleitoral. Com o aplicativo, a Justiça Eleitoral espera receber denúncias referentes à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais.

    Para encaminhar as denúncias, os usuários devem informar o CPF, além de documentos, fotos ou vídeos que comprovem as irregularidades. A Justiça Eleitoral se compromete a manter o sigilo das informações dos denunciantes.

    Quem não possui um aparelho com os sistemas Android ou iOS também pode denunciar, com a versão web do aplicativo, acessível por qualquer navegador de internet.

    O aplicativo não pode ser usado para informar irregularidades nas campanhas presidenciais. Da mesma forma, também não é possível enviar denúncias referentes a problemas em campanhas de rádio e TV, independente do cargo. Nessas situações, os eleitores devem buscar a Justiça Eleitoral pelos meios tradicionais.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas