O bilionário Elon Musk anunciou neste fim de semana a criação de um novo partido político nos Estados Unidos. O “Partido da América” seria uma tentativa do empresário para disputar espaço com os tradicionais partidos Democrata e Republicano. As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
O anúncio de criação de novo partido de Elon Musk põe de vez o bilionário e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em lados opostos. Aliados durante a eleição de Trump e o início do governo do republicano, período em que Musk chegou a assumir um cargo na gestão federal, os dois romperam relações com críticas mútuas pelas redes sociais no mês passado.
Quem são as pessoas mais ricas do mundo em 2025
O rompimento teve como pano de fundo um megapacote tributário e orçamentário do governo Trump que foi criticado por Musk. Entre as medidas estava a retirada de incentivos para carros elétricos, setor que o bilionário investe por meio da empresa da qual é fundador, a Tesla.
Continua depois da publicidade
Musk anunciou o partido após criticar a democracia norte-americana e lançar uma enquete com seguidores na sua rede social, o X. “”Com uma margem de 2 para 1 [na enquete], vocês querem um novo partido político, e vocês terão! Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos sob um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o Partido América é formado para devolver sua liberdade”, afirmou, em uma postagem no X.
Musk ainda não deu detalhes sobre quando o partido será lançado oficialmente.
Leia também
EUA vão monitorar redes sociais de brasileiros que pedirem visto de estudante ao país
“Ficou louco”, “ingratidão”: entenda troca de farpas e acusações entre Trump e Musk
Trump não enviou recado ao Brasil sobre extradição de Zambelli, ao contrário do que diz vídeo