A briga entre o presidente Donald Trump e o bilionário Elon Musk chegou a um novo estágio após a troca de farpas entre os dois nesta quinta-feira (6). As acusações fizeram Trump ameaçar romper contratos do governo norte-americano com empresas do fundador da Tesla e representaram um novo capítulo no rompimento dos dois líderes da extrema-direita após a saída de Musk do governo, anunciada na semana passada.

Continua depois da publicidade

Musk e Trump viraram aliados de primeira hora na eleição do ano passado. A aliança rendeu um convite ao bilionário da Tesla para integrar o governo, cargo que ele assumiu em janeiro, mas do qual se desligou na semana passada.

Quem são as pessoas mais ricas do mundo em 2025

Entenda ponto a ponto a briga de Trump e Musk

  • A polêmica da vez começou depois que o presidente dos Estados Unidos afirmou estar decepcionado com Musk por causa das críticas feitas por ele ao projeto de lei orçamentária enviado pelo governo ao Congreso dos EUA. Em reunião com o chanceler alemão Friedrich Merz na Casa Branca, ele disse que Musk sabia que o projeto seria enviado com os pontos que desagradavam Musk (retirada de incentivos a carros elétricos). Também disse não saber se a relação entre ele e o fundador da Tesla voltaria a ser como antes e discursou que ele encerrou o “mandato dos carros elétricos”, expressão usada para criticar políticas feitas pelo governo de Joe Biden, que concedeu estímulos a esse setor.

— Estou muito decepcionado com o Elon — sentenciou Trump.

Continua depois da publicidade

  • Como resposta, Musk publicou na rede social X negando ter sido informado sobre o projeto do orçamento e dizendo que, se não fosse a atuação dele, Trump teria perdido a eleição no ano passado.

“Sem mim, Trump teria perdido a eleição, os democratas controlariam a Câmara e os republicanos estariam em 51-49 no Senado. É muita ingratidão”, escreveu Musk.

  • Teve réplica. Trump foi à rede social Truth Social e, de forma objetiva, ameaçou romper incentivos e contratos relacionados a Musk.

“A maneira mais fácil de economizar bilhões e bilhões de dólares em nosso Orçamento é encerrar os subsídios e contratos governamentais de Elon Musk”, publicou.

Continua depois da publicidade

  • Trump também disse que “mandou Musk embora” do governo, que ele o estava “irritando” e que Musk “ficou louco” porque Trump teria encerrado o dito “mandato dos carros elétricos”. Por fim, o presidente disse não se importar que Musk tenha se virado contra ele.
  • Após as novas críticas de Trump, Musk respondeu ameaçando interromper parceria entre a SpaceX e a Nasa, com o uso da cápsula Dragon para envio de cargas e astronautas ao espaço. Ao final, ainda comentou “Sim” ao responder um post afirmando que Trump deveria sofrer impeachment.

Musk deixou o cargo no governo de Trump no último dia 28. Desde o começo do ano ele ocupava o cargo especial de conselheiro e líder do Departamento de Eficiência Governamental.

Leia também

Os países em que os cidadãos estão proibidos de entrar nos EUA a partir da próxima semana

Os três detalhes que ajudaram youtuber a encontrar Carla Zambelli com apenas um vídeo

Lula empata com Bolsonaro e mais quatro nomes em eventual 2º turno em 2026, aponta Quaest