Na terça-feira (3), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), publicou um vídeo em uma rede social criticando um pedido de prisão feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após a política deixar o país mesmo estando condenada. Era um vídeo simples, em que Zambelli aparecia com alguns prédios e árvores ao fundo, nos Estados Unidos. Porém, as poucas informações foram suficientes para o criador de conteúdo João Paschoal descobrir a localização da deputada no país. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Apelidado como Geo Pasch, o youtuber postou as coordenadas exatas de onde a deputada estava, revelando que era no estacionamento de uma loja em Fort Lauderdale, na Flórida. Um dia depois, a assessoria de Zambelli confirmou que ela estava no local no momento da publicação do vídeo.

O criador de conteúdo já é conhecido na internet por gravar vídeos jogando GeoGuessr. No jogo, é necessário descobrir algumas ruas localizadas em qualquer lugar do mundo. Assim, ele pode ser considerado quase como um “especialista” em usar pistas como placas, vegetações e a arquitetura para descobrir a localização exata.

Para descobrir a localização de Zambelli, ele observou três pontos principais: a placa de um carro que aparece no vídeo, em que ele conseguiu descobrir que a deputada estava nos Estados Unidos; as palmeiras que aparecem ao fundo, indicando que se tratava de uma cidade litorânea, mais especificamente na região de Miami; o formato dos dois prédios, com grandes sacadas e outro com formato parecido com a letra K.

Em relação aos prédios, o youtuber “espelhou” o vídeo para ter a visualização real. Foi com o Google Earth que ele conseguiu passear pela costa da Flórida sem ao menos sair de casa.

Continua depois da publicidade

— Como eu sabia que seria Flórida e perto da costa, eu fui pelo Google Earth até o prédio mais ao Norte da região de Miami e fui descendo até o Sul. Em Fort Lauderdale, eu finalmente encontrei os prédios em questão — detalhou.

No total, João levou cerca de duas horas para concluir a “investigação”. Na rede social X (ex-Twitter), a publicação onde ele divulga a localização da deputada chegou a ter mais de 2,5 milhões de visualizações.

— Já me ocorreram desafios em que a chance de encontrar era praticamente zero. Mas, nesse caso, sinto que as chances eram até que bem altas, mesmo que demorasse um pouquinho — disse.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão

Continua depois da publicidade

Leia também

Carla Zambelli classifica prisão decretada por Moraes como “inconstitucional e autoritária”

Moraes determina prisão preventiva de Zambelli e inclusão em lista vermelha da Interpol