A semana começou como um verdadeiro “forno a céu aberto” em Joinville e restante da região Norte de Santa Catarina. Por volta das 14h desta segunda-feira (10), algumas cidades registravam índice de calor de quase 50ºC. Segundo a Defesa Civil, o  predomínio do sol e aumento das temperaturas estão previstos também para a terça e quarta-feira (12).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Uma das cidades da região com maior índice de calor é São João do Itaperiú, com 48ºC. Apesar do município estar registrando nos termômetros a temperatura de 34ºC, o valor combinado com a umidade do ar faz o calor ficar ainda mais intenso.

Joinville também está sendo atingida por uma onda de calor, com temperatura de 33ºC, os moradores têm sentido um índice de calor de 45ºC. Este valor chega a 47ºC em Schroeder e 44ºC em Corupá. 

Pode tomar banho de mar na Vigorelli, a praia de Joinville?

Continua depois da publicidade

Veja principais índices de calor em SC

No Planalto Norte, região mais serrana, o calor acaba não sendo sentido com tanta intensidade. Em cidades como Rio Negrinho e Mafra, os índices de calor são de 36ºC em ambas as cidades.

Calor nos próximos dias

Uma onda de calor atinge o Estado na terça e quarta-feira (12). Ambos os dias prometem ser de calor mais intenso em todas as regiões catarinenses, inclusive com madrugadas e manhãs abafadas. 

Nestes dias, os termômetros se aproximam dos 35°C no litoral, Vale do Itajaí e Grande Oeste. Destaque para o Litoral Sul e áreas de divisa com o RS — entre o Extremo Oeste e Oeste — onde as máximas chegam perto dos 40°C.

Continua depois da publicidade

Todo esse calor favorece a formação de temporais isolados, que devem ocorrer associados à chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Dessa forma, há risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica, especialmente entre as tardes e noites de quarta (12) e quinta-feira (13).

A instabilidade se mantém no final de semana, assim como a condição para temporais, que continuam ocorrendo de forma mais isolada no interior do estado e abrangente e frequente entre os planaltos e o Litoral, para onde são esperados os maiores acumulados. O calor também permanece intenso em todas as regiões, com máximas se aproximando dos 40°C no Extremo Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí.

Leia também

Câmera flagra carreta carregada com 32 toneladas de piso sem freios na BR-376

“Gritos de socorro”: padrasto morre para salvar enteada de afogamento em rio de SC

“Assustador”: fotos de 30 anos mostram como foi uma das maiores enchentes de Joinville