Nos últimos dias, moradores de diversos bairros de Itajaí têm enfrentado problemas no abastecimento de água devido ao alto consumo registrado, especialmente durante a recente onda de calor que atingiu a região. As áreas mais afetadas incluem a parte alta do bairro Fazenda, e a Praia Brava, nesta quinta-feira (13). O problema começou já nos dias anteriores, no entanto.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informou que, mesmo operando com capacidade máxima nas Estações de Tratamento de Água, os principais reservatórios atingiram níveis críticos, resultando em baixa pressão ou interrupção no fornecimento em diversas áreas da cidade.
A situação é agravada pelas altas temperaturas, que aumentam significativamente o consumo de água. A Defesa Civil de Itajaí registrou temperaturas máximas de 38°C nos últimos dias, intensificando a demanda e dificultando a recuperação dos níveis dos reservatórios.
Na quarta-feira (12), diversos bairros sofreram com falta de água, quando os reservatórios atingiram níveis críticos. Na quinta, houve uma melhora muito no reservatório do Morro da Cruz, fundamental no abastecimento do bairro Fazenda e Praia Brava. Mesmo assim, ambos os bairros ainda podem sofrer com baixa pressão e desabastecimento.
Continua depois da publicidade
As previsões indicam a continuidade das altas temperaturas nos próximos dias, o que pode prolongar as dificuldades no abastecimento.
— Não há outro caminho que não seja a economia de água, especialmente por parte de quem dispõe de bons reservatórios em seus imóveis. Temos visto maus exemplos, de pessoas lavando calçadas e carros, e reforçamos o pedido para que adiem essas atividades para quando terminar esta onda de calor — observa o Diretor de Saneamento do Semasa, o engenheiro Flavio de Faria.
Em nota, via assessoria de imprensa, o Semasa informou que “lamenta os transtornos ocasionados neste momento e reforça a importância do uso consciente da água. Se possível, recomendamos que os moradores contem com uma caixa d’água para evitar desabastecimento”.
Leia também
Homem morre ao cair de sete metros de altura em Balneário Camboriú
Filas quilométricas em pedágios de SC motivam processos contra concessionárias
 
				