A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu um alerta para que cidadãos americanos evitassem lugares em que estavam previstas manifestações contra o ataque norte-americano à Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro.

Continua depois da publicidade

O texto foi divulgado na segunda-feira (5), data em que estavam previstos protestos contra a ação dos EUA na Venezuela em capitais de estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

No comunicado, a embaixada afirma que, historicamente, esses protestos têm ocorrido de forma pacífica e ordeira, mas que “manifestações podem rapidamente tornar-se imprevisíveis”. Por conta disso, o alerta é para que os americanos tivessem cautela ao passar pelos locais.

Apesar do alerta, as manifestações marcadas para a segunda-feira ocorreram sem registros de tumulto.

Maduro preso nos EUA

A ação na Venezuela que resultou na captura de Nicolás Maduro ocorreu na madrugada do último sábado (3). Maduro foi preso, levado aos Estados Unidos e deve ser mantido detido enquanto aguarda por julgamento de processos da Justiça norte-americana, por acusações de crimes ligados a narcoterrorismo.

Continua depois da publicidade

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, assumiu interinamente e discursou no sábado cobrando a libertação de Maduro, que seria o “único presidente da Venezuela”. Apesar disso, Trump já deu entrevista afirmando que os Estados Unidos vão administrar a Venezuela até que seja possível a transição, por um período com tempo indeterminado. Os EUA também devem explorar o petróleo do país sul-americano.