O venezuelano Yerickson Dinay Ferrer Cardona, de 31 anos, trocou a segurança de um emprego CLT em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pela vida na pequena São Carlos, no Oeste catarinense, município de 10 mil habitantes. O plano por trás da mudança era empreender junto com o companheiro Bérik Demski Scherer, de 30 anos.

Continua depois da publicidade

Atualmente, eles são sócios em uma franquia de app de delivery, a Delivery Much. O negócio foi lançado em abril de 2025 e, em apenas cinco meses de operação, já havia gerado um impacto social notável na cidade. Com uma nova tecnologia circulando no comércio, novos negócios de alimentação surgiram, uma empresa de logística foi inaugurada e, antes mesmo do aplicativo ser lançado, a população já aguardava a novidade.

Da capital gaúcha para o interior catarinense

Yerickson nasceu na Venezuela e vive no Brasil há sete anos. Com formação em administração e contabilidade, sempre trabalhou em grandes empresas, mas há algum tempo sonhava em tocar o próprio negócio. Em busca de um investimento na área de tecnologia, encontrou a franquia de app de delivery quando decidiu dar uma guinada na vida.

— Eu saí do emprego e tinha que fazer dar certo. Então, estava 100% focado. Não foi dedicando 2 horas, no final do dia, no fim de semana — diz Yerickson Dinay Ferrer Cardona.

Bérik, por outro lado, é natural de São Carlos e proprietário de uma loja de materiais de construção. Essa experiência trouxe à sociedade um profundo conhecimento do comércio local. A união de visões e de diferentes experiências foi a chave para identificar uma necessidade latente da cidade: a falta de um delivery eficiente.

Continua depois da publicidade

A decisão de empreender com uma franquia de tecnologia nasceu pela estrutura pronta para operar e pelo produto desenhado para atender pequenas cidades. A Delivery Much, franquia escolhida pelo casal, está presente em 14 estados e atende municípios com no máximo 150 mil habitantes.

A história de Yerickson e Bérik reflete um movimento que redefine o mapa econômico do Brasil. Longe dos grandes centros, o empreendedorismo jovem e a tecnologia são um dos principais motores de desenvolvimento e a digitalização vem neste contexto não só como uma conveniência, mas como uma ferramenta de inclusão e crescimento para cidades de pequeno porte.

O impacto social da franquia

Além do retorno financeiro, os sócios experimentam o impacto social do negócio na cidade. Em oito meses de operação, a franquia transformou o ecossistema local.

— As lojas se comportam diferente, surgiu uma empresa de logística que não existia, novas empresas foram criadas. Em poucos meses, eu vejo que a gente revolucionou São Carlos — diz Yerickson Dinay Ferrer Cardona

Continua depois da publicidade

A influência na economia da cidade é um resultado pouco mensurado por quem pensa em empreender. O casal não abriu apenas um negócio, mas também atuou como catalisador da economia, fortaleceu a cadeia produtiva local e ofereceu novas alternativas de consumo.

E a mudança de vida de Yerickson é um lembrete de que as oportunidades existem, mas precisam ser abraçadas. Quando ele e Bérik decidiram empreender em uma cidade pequena, estavam determinados a fazer dar certo.

— Chegamos muito preparados porque não há espaço para improvisar, seja para comprar um negócio ou construir uma empresa — afirma Yerickson.