nsc
dc

Meio ambiente

Empresa catarinense adota postura “ecoficiente” e implementa processos mais sustentáveis

Aliando qualidade à sustentabilidade, a Döhler apresenta para o mercado produtos ecologicamente corretos

21/06/2021 - 16h06 - Atualizada em: 14/07/2021 - 17h23

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Vista do Castelo dos Bugres, em Joinville, cidade sede da Döhler
Vista do Castelo dos Bugres, em Joinville, cidade sede da Döhler
(Foto: )

O respeito aos colaboradores, à vida e à natureza que a Döhler propaga reflete no dia a dia da empresa, nas ações e iniciativas sustentáveis. Diversos projetos são desenvolvidos a fim de garantir o menor impacto possível ao meio ambiente. Afinal, sustentabilidade é isto, é saber suprir as necessidades presentes sem interferir nas gerações futuras.

Com o compromisso de oferecer ao consumidor produtos de reconhecida qualidade e ecologicamente corretos, a empresa adotou uma postura “ecoficiente” com o tratamento de 100% dos efluentes gerados pela empresa, reutilização de aproximadamente 25% dos efluentes industriais (pós-tratados) dentro do processo industrial, monitoramento dos gases gerados pelos equipamentos de processo e geração de energia térmica, além de programas de conscientização ambiental, interna e externamente.

— A atividade têxtil necessita intensivamente de capital, mão de obra, energia elétrica e água. Sem água a nossa atividade não existe. Para se ter uma ideia, a cada 1 kg de tecido que é produzido, nós utilizamos cerca de 80 kg de água. Ou seja, o consumo é muito alto, então para nós é vital e de suma importância gerar alternativas para utilizar cada vez menos água. E nós trabalhamos incansavelmente em cima disso — explica o presidente da Döhler, José Mario Gomes Ribeiro.

Em 2020, a Döhler começou a produzir peças com estamparia digital, dando um passo à frente de muitas marcas brasileiras. A nova tecnologia proporciona um processo praticamente sem consumo de água e geração de efluentes.

— Nós investimos pesado nos últimos 15 anos em equipamentos modernos e continuamos pesquisando tecnologias inovadoras para diminuir a utilização da água. Esse é um trabalho constante, que priorizamos para otimizar nossa atividade — comenta o presidente.

> Onde o seu lixo vai parar?

A empresa aplica também um programa interno de Eficiência Energética, que busca reduzir o consumo de energia térmica e energia elétrica.

— Há sete anos nós aplicamos esse programa, que contempla o monitoramento do consumo de energia de cada equipamento em funcionamento. Após o levantamento, quando tudo é tabulado e registrado, é feita a substituição dos motores e um novo levantamento é realizado. Essa ação garante uma redução de até 10% no consumo de energia elétrica a médio e longo prazo — revela Ribeiro.

Há cerca de 5 anos, a empresa investiu também na substituição de toda a iluminação interna, trocando as lâmpadas fluorescentes por luminárias de LED, que têm uma vida útil quase três vezes maior que as normais, representando uma grande redução do consumo de energia elétrica.

— Esse foi um investimento de curto e médio prazo visando a sustentabilidade. Se nós não tomarmos algumas providências como essas chegaremos lá na frente sem energia elétrica e sem água potável, então a nossa maior preocupação é com o meio ambiente, além da qualidade dos produtos — defende José Mario Gomes Ribeiro.

A empresa conta ainda com um programa de recuperação de energia térmica , seja através dos gases como através dos efluentes líquidos, reduzindo assim os insumos utilizados na geração da energia térmica.

Além disso, a Döhler possui um aterro industrial próprio para a destinação final dos resíduos sólidos que são gerados na estação de tratamento de efluentes líquidos.

— Possuímos um plano de gerenciamento de resíduos que trata de todos os resíduos gerados internamente, indicando o destino ambientalmente adequado para cada um deles, ou seja, reutilização, reciclagem, entre outros — destaca o presidente.

Pensando no futuro

Neste ano a Döhler incorporou ao seu processo produtivo novos compromissos para reduzir a taxa de carbono no planeta, como a conquista do I-REC (Internacional REC Standard), um sistema global que comprova que a energia consumida pela empresa é proveniente de fontes renováveis. E, em breve, iniciará a geração própria de energia solar (fotovoltaica), contribuindo para o aumento de energia limpa.

Além disso, passou a comprar algodão, sua matéria-prima básica, com BCI (Better Cotton Initiative), que certifica, internacionalmente, a produção em fazendas agrícolas de forma sustentável.

Prêmios e certificações

As certificações das normas ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 confirmam a preocupação que a Döhler tem com a qualidade dos produtos e a preservação do meio ambiente, já que são selos mundiais de qualificação. Através do instituto de certificação alemão Hohenstein, possui a Certificação OEKO-TEX 100 em todos os produtos, atendendo assim parâmetros internacionais de um produto ecologicamente correto.

Todas as embalagens e encartes da Döhler recebem um selo com informações importantes sobre as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela empresa e a indicação de praticar a coleta seletiva em casa, propagando assim uma política sustentável para além da empresa.

Todo esse compromisso com a sustentabilidade rendeu, além de um meio ambiente mais preservado, importantes títulos nas áreas de responsabilidade ambiental e social, como, por exemplo, o Prêmio Empresa Cidadã (ADVB/SC), o Troféu Fritz Müller, o Prêmio FGV de Excelência Empresarial e o Prêmio Empresa do Ano, da Revista Exame. Reconhecimento conquistado por contribuir para um desenvolvimento com sustentabilidade e respeito à natureza.

Acesse o site oficial da Döhler e saiba mais sobre a empresa.

Confira o especial Atitude Verde no NSC Total.

Leia também

Entenda a importância da educação ambiental nas escolas

Votação online em reuniões de condomínio pode se tornar uma alternativa permanente

Inteligência Artificial torna Hospital São José de Jaraguá do Sul destaque nacional

Colunistas