nsc
nsc

Requinte

Empresa de Blumenau é destaque na produção de cristais

Conheça a Mozart Crystal, única organização do segmento com reconhecimento internacional e que é referência em qualidade e sofisticação.

07/12/2021 - 15h34 - Atualizada em: 07/12/2021 - 15h37

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Mozart Crystal nasceu em 2018 e se tornou sinônimo de qualidade na produção de cristais.
Mozart Crystal nasceu em 2018 e se tornou sinônimo de qualidade na produção de cristais.
(Foto: )

Um processo que exige precisão e delicadeza. Sob altas temperaturas, aquilo que é bruto se transforma, aos poucos, em uma peça fina e elegante de cristal. Nascida em 2018, no principal polo de produção de cristais do Sul do Brasil, a Mozart Crystal consolida a sua história e se torna uma referência.

Movida pela paixão aos cristais e sob o olhar atento do engenheiro Frederico Strauss, a Mozart une técnica e sensibilidade para dar forma ao cristal mais puro. Com processos e técnicas exclusivas, Strauss, o artista-chefe da fábrica, carrega consigo, e nas suas criações, uma história de amor pelo cristal, transformando a tradição de família em sinônimo de qualidade.

Hoje, a Mozart Crystal se torna um símbolo de sofisticação. A empresa é a única do segmento com reconhecimento internacional devido a sua técnica de fabricação exclusiva do legítimo Cristal 24% Óxido de Chumbo em nove cores. Além disso, ela também conta com a precisão, dedicação e experiência dos mais de cem funcionários que atuam desde o escritório, fábrica até a inspeção de qualidade.

Nos últimos anos, a Mozart investiu na contratação de técnicos especializados além de um programa de profissionalização do seu quadro de funcionários. Atualmente, a fábrica possui colaboradores do Brasil, Haiti e Venezuela, que passam por um processo de formação e treinamento interno.

O processo de aprendizado, que pode durar até cinco anos, tem como objetivo a preparação desses profissionais para o domínio completo das técnicas de produção dos cristais. Além disso, a formação também conta com cursos gratuitos de lapidação, aulas de alemão e francês, e cursos profissionalizantes em diversas áreas de atuação.

Iniciativas como essa, mostram a preocupação da fábrica de cristais no desenvolvimento e crescimento de todos que trabalham para que essa história continue alçando voos maiores. Hoje, a Mozart Crystal conta hoje com uma das equipes mais refinadas e qualificadas do país.

Empresa é a única do segmento no país a receber reconhecimento internacional devido a sua técnica de fabricação exclusiva do legítimo Cristal 24% Óxido de Chumbo em nove cores.
Empresa é a única do segmento no país a receber reconhecimento internacional devido a sua técnica de fabricação exclusiva do legítimo Cristal 24% Óxido de Chumbo em nove cores.
(Foto: )

O compromisso com a sustentabilidade e o futuro

Foi a partir do desenvolvimento de uma técnica pioneira, que a Mozart Crystal criou, em 2020, a primeira linha de cristais ecológicos. Os cacos de cristal, que antes eram descartados por não existirem processos que permitissem sua reutilização, agora são aproveitados como matéria-prima de altíssima qualidade.

Com uma pureza de 99,9%, os cristais ecológicos utilizam a mesma fórmula química do processo convencional de produção do cristal incolor e colorido. Porém, são produzidos a partir do reaproveitamento. Uma ação que faz com que a fábrica de cristais alie sustentabilidade com a inovação.

> Futuro do ensino: Confira 5 tendências para o mercado de educação

Outra iniciativa da Mozart, que valoriza a tradição dos cristais na cidade, é o Museu do Cristal. Anexo à fábrica da empresa, o museu chega a Blumenau para contar a história e a evolução das técnicas de produção artesanal do cristal.

Além de movimentar a economia da cidade como mais um destino turístico, o empreendimento recupera também os 70 anos do legado de Blumenau na indústria cristaleira, reunindo curiosidades sobre as matérias-primas e produção do cristal puro.

É desse modo que Mozart Crystal vai, também, construindo seu legado. A experiência acumulada e o respeito à tradição faz com que ela se destaque e conquiste seu lugar no coração da cidade. Mais do que uma atividade econômica, a produção de cristais faz parte da identidade de Blumenau. Uma história que se marca nos detalhes de cada peça

Horário de atendimento

De segunda a sexta-feira, das 9 às 18h

Sábados, domingos e feriados, das 9 às 13h

* Para visitas guiadas pela fábrica é necessário agendamento prévio.

Telefone: (47) 9135-6220

Instagram: @mozartcrystal

Conheça a Mozart Crystal

Acesse o canal do Top of Mind 2021 e conheça as marcas mais lembradas pelos catarinenses.

Leia também

Site destinado a projetos de arquitetura e design é destaque no Brasil

O mercado já sabe: nenhum consumidor será como antes

Colunistas