A conversa prevista entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump pode atrasar por conta da paralisação nos serviços do governo dos Estados Unidos, o chamado shutdown, que iniciou nesta quarta-feira (1º). As informações são da CNN Brasil.

Continua depois da publicidade

Segundo interlocutores da Esplanada dos Ministérios, no momento o governo Trump deve focar na situação interna do país, em busca de solucionar a situação para que a paralisação não se prolongue. Com isso, a reunião entre as duas lideranças pode ficar para um outro momento.

Com o shutdown sendo o principal tema das discussões em Washington no momento, de acordo com fontes da diplomacia, não há novidades sobre a agenda entre os dois presidente.

Até a segunda-feira (29), não havia uma resposta do governo Trump sobre qual seria o formato do encontro, de acordo com informações da CNN. Um interlocutor chegou a afirmar que a situação poderia até “vir a calhar” para Brasília, já que a agenda estava sem novidades, e agora o shutdown poderia ser usado como pretexto.

Possível encontro entre lideranças

Mais cedo, diplomatas brasileiros afirmaram que há grandes chances de um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), marcada para começar em 26 de outubro, na Malásia.

Continua depois da publicidade

Segundo fontes ouvidas pela TV Globo, o governo brasileiro avalia que uma ligação telefônica entre Lula e Trump, antes do evento, poderia “amaciar o terreno” e preparar um diálogo mais produtivo durante a reunião.

O presidente Lula participará da cúpula como convidado, enquanto a presença de Trump ainda não foi confirmada oficialmente, embora seja considerada provável.

Leia também

Possível encontro entre Lula e Trump na Malásia anima diplomacia brasileira

O que Lula quer falar a Trump e o assunto que ficará fora do encontro