
Pandemia
O participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova e evitar aglomerações
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem ficar atentos nesta edição. Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília). Assim, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. A medida visa a evitar aglomerações e a consequente disseminação do novo coronavírus.
> Entenda como será a primeira edição do Enem digital
> Enem 2020: o que fazer se o participante estiver com Covid-19
Em uma nota divulgada nessa segunda-feira (11), o instituto informou que os portões dos locais de aplicação dos testes serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), e fechados às 13 h - meia-hora antes do início das provas.
Mais de 5,783 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. As provas estão agendadas para 17 e 24 de janeiro (versão impressa), e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).
As datas, no entanto, estão sendo questionadas judicialmente por órgãos públicos e entidades que apontam o risco de candidatos e funcionários contraírem a Covid-19 devido à reunião de pessoas em locais fechados.
Na sexta-feira (8), a Defensoria Pública da União (DPU) recorreu à Justiça Federal para tentar adiar a realização do exame. No mesmo dia, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) acionaram o Ministério Público Federal (MPF) com o mesmo propósito. Além disso, 50 entidades científicas divulgaram uma nota conjunta em que apontam a “necessidade urgente” de que a realização das provas do Enem sejam adiadas “para outro momento no qual os índices de transmissão e a capacidade de resposta dos serviços de saúde estejam dentro de níveis aceitáveis”.
> Enem 2020: estudantes podem consultar data, hora e local de prova
Em resposta às críticas, o Ministério da Educação afirmou que regras específicas foram estabelecidas para reduzir as aglomerações nos locais de prova e, assim, garantir a segurança dos candidatos e funcionários que participarão do exame. Os principais procedimentos de segurança estão detalhados em dois editais publicados pelo Inep. Uma das regras estabelecidas é o uso obrigatório de máscara cobrindo a boca e o nariz durante o período que o participante estiver no local de provas.
Abertura dos portões - 11h30
Fechamento dos portões - 13h
Início das provas - 13h30
Término das provas (1º dia) - 19h
Término das provas (2º dia) - 18h30
Leia também:
Terça tem sol e calor, mas frente fria pode provocar temporais
MPSC cobra detalhes de planos de vacinação contra Covid-19